Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Passeio virtual 3D é inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado durante a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Fapeap aposta em realidade virtual 3D para aproximar público da ciência durante o evento que acontece até dia 22 em Macapá.

Por Marcelo Guido
21/10/2025 17h02
Este ano, a Fapeap inovou ao oferecer aos visitantes uma imersão em realidade virtual 3D

Até esta quarta-feira, 22, o público que participa da 22ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) pode conferir o estande da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap), que apresenta ao público seus projetos e ações voltadas para o desenvolvimento científico e tecnológico no estado.

Este ano, a Fapeap inovou ao oferecer aos visitantes uma imersão em realidade virtual 3D, proporcionando uma experiência educativa e sensorial pelo ecossistema amazônico. Com início na última segunda-feira, 20, a programação ocorre das 8h às 18h no Sebrae, em Macapá. 

De acordo com o diretor-presidente da Fapeap, Gutemberg Silva, a proposta é aproximar a população das iniciativas já em andamento e reforçar o compromisso do Estado com o investimento em ciência e tecnologia.

“Este ano tivemos a ideia de mostrar à população os projetos que já estamos realizando no Amapá. Em nossos telões, o público pode conhecer ações implementadas nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. É uma forma de demonstrar que o investimento nessas áreas também é uma prioridade do Governo do Estado”, afirmou Gutemberg.

O evento, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, conta com o apoio do Governo do Estado do Amapá e reúne diversas instituições ligadas à pesquisa e à inovação científica. 

Experiência em 3D

O passeio virtual tem encantado os visitantes, especialmente os estudantes, que participam ativamente da programação da SNCT. Para Jonatan Serrão, de 11 anos, aluno da Escola Visconde de Mauá, a experiência foi inesquecível.

O estudante Jonatan Serrão

“É uma oportunidade única de interagir, conhecer e aprender sobre o nosso ecossistema amazônico, mesmo que seja de forma virtual”, relatou entusiasmado.

Deborah Angelina, 12 anos, estudante da Escola Mãe de Deus, também destacou a importância de iniciativas como essa para despertar o interesse dos jovens pela ciência.

A estudante Deborah Angelina

“É muito legal esse tipo de experiência, porque não fica só com a professora falando. A gente pode ver, ter a sensação de estar no local. Mesmo sabendo que é virtual, já desperta curiosidade. Eu, que gosto muito do tema, achei incrível participar e usar os óculos 3D”, contou.

Além da imersão virtual, técnicos da Fapeap estão presentes no estande para explicar ao público os detalhes de cada projeto apoiado pela fundação, fortalecendo o diálogo entre ciência, sociedade e meio ambiente.

A 22ª SNCT segue aberta ao público até quarta-feira, com entrada gratuita e diversas atividades interativas voltadas para públicos de todas as idades. 

Estande da Fapeap durante 22º SNCT

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!