Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Com programação diversificada, Ueap é destaque na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A universidade ganha visibilidade na SNCT 2025, inspirando mais de 30 escolas com experimentos de física e oficinas de biocombustíveis.

Por Diego Diniz
21/10/2025 15h45
Autoridades de universidades e institutos de pesquisa estiveram na abertura do evento

Macapá é a capital da ciência entre os dias 20 e 22 de outubro, com a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2025. E no coração do evento, o maior entre os eventos científicos do país, a Universidade do Estado do Amapá (Ueap) marca presença como uma das principais instituições parceiras e um palco de destaque para estudantes.

A SNCT 2025, sediada no Serviço de Apoio a Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), em Macapá, traz o tema "Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território". A presença dos estudantes da Ueap é fundamental no evento para que eles tenham a oportunidade de apresentar pesquisas, mostrando os projetos e as soluções desenvolvidas no contexto amazônico, valorizando as experiências que nascem do território; além de inspirar futuras gerações ao interagir com o público das escolas que visita a SNCT.

Este ano, a SNCT tem como tema principal a cultura oceânica

Como destacou o secretário Edivan Barros de Andrade, Secretario de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec):

"A SNCT é hoje grande feira de ciências nacional, só hoje passarão por aqui mais de 30 escolas do ensino básico".

Participação da Ueap
A Ueap figura na lista de parceiros realizadores do evento, além de outras grandes instituições como Iepa, Mcti, Unifap e Setec. Essa colaboração sublinha o papel vital da universidade no ecossistema de inovação do Amapá e o compromisso em aproximar a ciência da sociedade.

“A Ueap está com uma programação mais diversificada, com minicursos, palestras e a mostra prática de experimentos científicos. Cada dia teremos uma programação diferente dentro e fora do nosso stand”, afirmou Monize Silva, da Pró-reitoria de Pesquisa da Ueap.

Prof. Monize Silva, da Pró-reitoria de Pesquisa da Ueap

Menyklen Penafort, professor do curso de Engenharia Química, esteve nas primeiras horas da SNCT 2025, apresentando a oficina de Introdução à Produção de Biocombustíveis.

“Vamos abordar temas como a produção da biogasolina que pode ser extraída do açaí, o biogás de açaí, que inclusive é produzido em um projeto de extensão que temos na Ueap, e nisso estamos colaborando para trazer interessados que queiram aprender estes métodos de produzir um combustível de forma sustentável”.

Os acadêmicos da Ueap, imersos nessa celebração do conhecimento, são protagonistas na construção de um futuro mais sustentável para a região. Um exemplo disso é o trabalho de Carlos Augusto, estudante do 6º período de Engenharia Química, que trouxe o clássico experimento do Gerador de Van der Graff.

“As correias geram a eletricidade por atrito, deixando a bola de metal eletrificada. Quando uma pessoa chega perto do metal, há a troca de elétrons entre a pessoa e o metal, o que faz atrair e arrepiar os pelos corporais e o cabelo, além de sair estes pequenos raios elétricos”, explicou o estudante, acrescentando que este é o mesmo princípio que faz surgir os relâmpagos em tempestades, com a diferença de que são os ventos que deixam as nuvens carregadas de água eletrificadas.

A programação completa da Ueap na SNCT, incluindo os minicursos e palestras ofertados, pode ser acessada pelo link: https://ueap.edu.br/storage/documents/general/1816.pdf. As inscrições podem ser feitas pelo endereço https://encurtador.com.br/NC31X

Estudantes do ensino básico podem conhecer os cursos ofertados pela universidade

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!