Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MARGEM EQUATORIAL

‘Passo estratégico para a segurança energética e geração de empregos para o Amapá’, destaca Clécio Luís sobre licença de pesquisa da Petrobras

Durante coletiva de imprensa nesta terça-feira, 21, foram evidenciados pontos que seguem após início da pesquisa e as dinâmicas dos trabalhos nos próximos meses.

Por Weverton Façanha
21/10/2025 18h00
Durante o encontro com os veículos de rádio, TVs e portais foram destacados os pontos que seguem após esta autorização

O governador Clécio Luís e o vice-governador, Teles Júnior, receberam a imprensa para uma entrevista coletiva nesta terça-feira, 21, no Palácio do Setentrião em Macapá, para destacar e detalhar as atividades concretas do Governo do Estado em vista ao licenciamento ambiental concedido pelo Ibama para a Petrobras para a pesquisa petrolífera a 175 km da Costa do Amapá.

“A decisão apresentada é um passo estratégico para a segurança energética e buscamos o desenvolvimento econômico e a geração de empregos para o Amapá. Estamos na fase de pesquisas, mas já temos planejamentos futuros para alavancar o estado”, destacou o governador Clécio Luís.

Governador Clécio Luís em entrevista ao Sistema Diário de Comunicação

Durante o encontro com as emissoras de Rádio, TV e portais de notícias na internet, foram destacados os pontos que seguem após esta autorização, que são o início das perfurações e as dinâmicas dos trabalhos nos próximos meses. Não haverá exploração neste momento.

Os serviços de pesquisas serão conduzidos com tecnologias de ponta, garantindo a segurança operacional e o cuidado ambiental, com foco na redução de carbono.

“O que visamos é vocacionar nossa infraestrutura para o setor petrolífero e criar oportunidades para nossos jovens. Precisamos como estado preparar a estrutura, mas necessitamos que a população se prepare e possa ter oportunidades”, disse o vice-governador, Teles Júnior.

Vice-governador, Teles Júnior

A licença emitida para a Petrobras autoriza a perfuração para pesquisa exploratória. Caso seja descoberto petróleo com viabilidade comercial, será necessário iniciar um novo processo de licenciamento para a fase de produção. A empresa destaca que o poço fica a 175 km da costa do Amapá e a 540 km da foz do Rio Amazonas, minimizando o risco de contaminação direta em casos de acidentes.

Os serviços de pesquisas serão conduzidos com tecnologias de ponta, garantindo a segurança operacional e o cuidado ambiental, com foco na redução de carbono.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!