Novembro Roxo: Governo do Amapá promove programação do com foco nos cuidados com o bebê prematuro
Atividades incluem encontros, palestras, exposições e rodas de conversa com profissionais e famílias.
Em referência ao Novembro Roxo 2025, mês dedicado à conscientização, prevenção e cuidados sobre a prematuridade, o Governo do Amapá, está preparando uma programação especial com ações voltadas à troca de conhecimento, acolhimento e valorização da vida dos bebês prematuros e de suas famílias.
Durante todo o mês, as unidades neonatais intensificam as rodas de conversa com profissionais e pais de prematuros internados, abordando temas relacionados ao desenvolvimento, amamentação e humanização da assistência. Além disso, está prevista uma exposição fotográfica com registros de artistas e prematuros atendidos neste e em anos anteriores, reforçando o compromisso da rede estadual de saúde com a vida e o cuidado integral desses bebês.
A secretária de Estado da Saúde, Nair Mota, destaca que o Novembro Roxo é um momento importante para sensibilizar a sociedade e fortalecer a rede de cuidado aos recém-nascidos.
“Cada bebê prematuro que vence os desafios dos primeiros dias representa o resultado de um trabalho comprometido e humano de toda a equipe. O Governo do Estado tem investido na qualificação dos profissionais e na estrutura das unidades para garantir uma assistência cada vez mais segura e acolhedora”, enfatizou a gestora.
As atividades iniciam no dia 13 de novembro, com o Encontro Estadual de Tutoras do Método Canguru, realizado na Escola de Saberes do Amapá (ESAP), das 14h às 18h. Nos dias 13 (14h às 18h) e 14 (8h às 12h) o auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) recebe o Evento Científico do Novembro Roxo 2025, reunindo profissionais e estudantes para debater boas práticas no cuidado neonatal.
A programação segue em 17 de novembro, data em que se celebra o Dia Mundial da Prematuridade, com o "Corredor da Prematuridade" – uma exposição de temas e trabalhos elaborados por instituições de ensino superior no corredor principal do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML).
Encerrando as atividades, no dia 22 de novembro, das 16h às 18h, acontece o "Encontro de Prematuros", no espaço “Quintal pra Brincar”, um momento de celebração, partilha e muita diversão com a presença de profissionais, famílias e crianças que nasceram prematuras e venceram os desafios dos primeiros momentos da vida.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!