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EDUCAÇÃO NOS TERRITÓRIOS

Governo do Amapá promove encontro pedagógico com profissionais do ensino modular

Cerca de 150 professores e técnicos discutiram, junto da Secretaria de Estado da Educação, as vivências da modalidade nas comunidades do estado.

Por Joyce Batista
01/08/2025 12h35
Profissionais do ensino modular discutiram sobre vivências da modalidade nos territórios amapaenses

O Governo do Amapá realizou nesta sexta-feira, 1º, o Encontro Pedagógico 2025 do Sistema Modular de Ensino (Some), reunindo cerca de 150 professores e técnicos educacionais. O evento promoveu a formação e escuta ativa das vivências nos territórios ribeirinhos, indígenas, quilombolas, além de áreas rurais e extrativistas do estado.

Trazendo o tema “Onde há encontro, há território vivo: escutar, acolher e seguir com os saberes do caminho”, a atividade contou com roda de conversa e dinâmicas que abordaram a modalidade de ensino visando melhorias futuras, além de valorizar os profissionais que levam o ensino até as áreas mais longínquas do Amapá. O encontro foi uma iniciativa da Unidade de Ensino Fundamental Modular da Secretaria de Estado da Educação (Seed).

Evento renuiu cerca de 150 professores e técnicos educacionais
Secretária adjunta de Políticas Públicas Educacionais da Seed, Daniele Dias

“Queremos fortalecer a parte pedagógica, queremos nos aproximar dos nossos gestores para que a Seed possa dar respostas aos gestores, os gestores aos nossos pedagogos e esses para a comunidade. Então, a gente quer trabalhar essas relações para que problemas possam ser sanados e que os nossos alunos possam ter, não só nesse ano, mas em todos os anos, dias letivos com progressão estável, que a gente possa estar contemplando aquilo que é necessário trabalhar com os nossos alunos”, explica a secretária adjunta de Políticas Públicas Educacionais da Seed, Daniele Dias.

Um dos profissionais da educação participantes do Encontro Pedagógico foi o professor Adenilton Tolosa, que nos próximos dias iniciará sua atuação na comunidade Bom Jesus dos Fernandes, no município de Tartarugalzinho. Para ele, é importante esse momento de acolhimento e escuta.

Professor do ensino modular Adenilton Tolosa

“Eu já estou no sistema modular há três anos, e ele é fundamental para as comunidades. Então, a gente faz esse trabalho de levar o ensino de qualidade aos lugares mais distantes do nosso estado. E esse encontro é bem importante porque a gente tem esses momentos de troca de ideia, de compartilhar experiências, isso aí é fundamental para um bom trabalho. No nosso dia a dia, a gente só agrega conhecimentos, porque cada comunidade tem suas particularidades, e atuamos de acordo com a necessidade de cada localidade”, afirma Adenilton.

A professora Nilza Rabelo, que irá lecionar língua portuguesa na comunidade de Terra Firme, também em Tartarugalzinho, afirma que eventos como esse contribuem para o desenvolvimento da modalidade no estado, beneficiando os profissionais da educação, mas, principalmente, os estudantes e populações das águas, campos e florestas.

Professora do ensino modular Nilza Rabelo

“Essa modalidade, de uns anos para cá, tem melhorado. Essas discussões dão suporte para que cada um de nós, professores, possamos levar melhorias às comunidades. O ensino modular melhorou muito, mas ainda tem o que se fazer em relação a ele. Então, a expectativa é que esses encontros sirvam para melhorar ainda mais a nossa maneira de trabalhar, de comunicar com nossos alunos dos interiores”, diz a professora.

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ÁREA: Educação