Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA E CIDADANIA

Primeira Cantata Natalina da Polícia Militar do Amapá revela talentos militares e emociona público no Macapá Shopping

Programação inovou com entrada tática de motocicletas nos corredores do shopping e premiou os destaques da competição musical entre os batalhões.

Por Jamylle Nogueira
18/12/2025 15h54
A programação buscou evidenciar o lado humano da corporação

A Polícia Militar do Amapá (PM-AP) promoveu na última terça-feira, 17, a 1ª Cantata Natalina da corporação. O evento, realizado no Macapá Shopping, reuniu militares, familiares e a sociedade em uma noite marcada pela música, solidariedade e integração comunitária. A programação buscou evidenciar o lado humano da corporação, revelando talentos artísticos dos policiais e destacando a importância dos projetos sociais preventivos desenvolvidos pelo Governo do Estado.

Um dos momentos mais aguardados e surpreendentes da noite foi a chegada triunfal do "Papai Noel da ROTAM". Quebrando a rotina do centro comercial, o Bom Velhinho entrou nos corredores do shopping escoltado por policiais em motocicletas. A cena incomum de viaturas táticas de duas rodas circulando em ambiente fechado e subindo a rampa de acesso encantou crianças e adultos, unindo a adrenalina do policiamento à magia do Natal.

Chegada do papai noel da Rotam

Para o comandante-geral da PM-AP, coronel Costa Júnior, a iniciativa serve como uma ferramenta estratégica de aproximação com a população.

Comandante-geral da PM-AP, coronel Costa Júnior

"A Cantata, além de nos proporcionar a oportunidade de ficarmos perto da população, é um evento cultural, social e de lazer. É um momento em que a Polícia Militar vem para as ruas mostrar que, dentro da farda, além do profissional de segurança pública, existe um ser humano com dotes culturais e artísticos", destacou o comandante-geral.

A programação contou com uma competição musical entre os batalhões, avaliada por um corpo de jurados técnicos. O coordenador do evento e diretor de comunicação da PMAP, major Alex Sandro Chaves, explicou a dinâmica da disputa e a importância da premiação para a ascensão profissional dos militares.

O coordenador do evento e diretor de comunicação da PM-AP, major Alex Sandro Chaves,

"Essa competição é muito saudável para demonstrar os talentos dos nossos policiais. Teremos o elogio individual para o primeiro colocado e o elogio coletivo para todos os participantes. Esse reconhecimento é fundamental na carreira do policial, pois auxilia nas promoções. Além disso, contamos com o apoio de parceiros para a doação de prêmios", ressaltou o major.

Eepetaculo lotou o Macapá Shopping

O grande destaque da noite foi o 13º Batalhão (Batalhão de Policiamento Rural - BPRU), que conquistou o 1º lugar na voz da cabo Sabrina Torres. O pódio foi completado pelo soldado C. Mariano, do Batalhão Ambiental, que garantiu o 2º lugar, e pelo sargento Simas, do 4º Batalhão (Santana), que ficou com a 3ª colocação.

1° lugar ficou com o 13° batalhão Batalhão de policiamento rural - BPRU - CB Sabrina Torres

Emocionada com a vitória, a cabo Sabrina Torres ressaltou a importância de representar sua unidade através da arte.

"É uma honra imensa trazer esse troféu para o Batalhão Rural. A música tem o poder de tocar a alma e mostrar a sensibilidade que existe em cada policial militar. Estar aqui hoje, celebrando o Natal com a comunidade e sendo reconhecida pelo meu batalhão, é um momento que vou guardar com muito carinho na minha carreira", celebrou a campeã.

2° lugar ficou com o Batalhão Ambiental - SD C MARIANO

A emoção da noite não ficou restrita aos militares da ativa. O evento contou também com a participação do coral do projeto social "Cidadão Mirim", iniciativa que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Silviane de Melo Cerrão, de 35 anos, assistiu emocionada à apresentação dos filhos Flávio, de 14 anos, e Nículas, de 10. Moradora do bairro Universidade, ela relata como o projeto tem sido fundamental na educação dos meninos.

Silviane de Melo Cerrão, de 35 anos, assistiu emocionada à apresentação dos filhos Flávio, de 14 anos, e Nículas, de 10

"Para mim é um motivo de muita alegria. O projeto foi para o nosso bairro para ajudar as mães, incentivando as crianças a estudar e tirando-as da rua. Fiquei muito feliz e emocionada de vê-los cantando. O projeto me ajuda na criação deles, evitando que se envolvam com coisas erradas", relatou Silviane.

A ação integra o calendário de eventos de fim de ano e reforça o compromisso institucional da Polícia Militar não apenas com a segurança ostensiva, mas também com a promoção da cidadania, cultura e bem-estar social em todo o Amapá.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!