Amapá Cacau: Governo do Estado alinha atividades diretas com o Pará para dinamizar ações da cadeia cacaueira
O encontro teve como foco capacitação técnica, o envio de sementes de cacau referentes a safra 2024, e a participação do setor primário do Pará na 54ª Expofeira.

O Governo do Amapá enviou uma equipe de técnicos do setor primário para realizar, no período de 16 a 18 de julho, o acompanhamento na sede da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac/PA), no estado do Pará, com o objetivo de estreitar relações e fortalecer as ações do Programa Amapá Cacau, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Durante a agenda, a secretaria da SDR, Beatriz Barros e o engenheiro-agrônomo, Luiz Cabral, foram recebidos por diretores e pesquisadores da Ceplac/PA, Fernando Teixeira e Carlos Corrêa. O encontro teve como foco futuras capacitações técnicas de servidores, o envio de sementes de cacau referentes a segunda a safra 2024, e a participação do Pará na 54ª Expofeira, que acontece de 30 de agosto a 7 de setembro, reunindo produtores e especialistas do setor.
“Temos o compromisso com desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do cacau e queremos promover a capacitação dos técnicos de servidores junto aos técnicos do Pará, que apresentam grande experiência na área, o fornecimento de sementes de qualidade e a participação em eventos que fomentam o intercâmbio de conhecimentos no setor”, destacou a secretária da SDR, Beatriz Barros.

Com o apoio da Ceplac/PA o programa Amapá Cacau avança na construção da cadeia produtiva cacaueira no estado de maneira mais robusta e sustentável, contribuindo para o fortalecimento da economia local e a melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais.
Amapá Cacau
O programa foi implantado no estado em 2022 para incentivar a inserção de um novo arranjo produtivo no Amapá. Com isso, o programa oportuniza 420 produtores familiares a plantar cacau.
O estado fomenta desde as sementes e mudas, passando pelo acompanhamento técnicos até a colheita, no primeiro ciclo que tem uma duração de 18 a 24 meses.
A nova cadeia produtiva está iniciando no estado pelos municípios de Porto Grande, Ferreira Gomes, Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio e Tartarugalzinho.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!