Emoção, talento e cinema marcam recitais de violão e piano no Centro de Educação Profissional de Música Walkíria Lima, em Macapá
Apresentações gratuitas encerraram o semestre letivo e destacaram o trabalho pedagógico desenvolvido pelo Governo do Amapá na formação musical de jovens e adultos.
Sensacional e bravo são palavras que definem os recitais de violão e piano realizados na noite de terça-feira, 16, no Centro de Educação Profissional de Música Walkíria Lima, em Macapá. As apresentações, promovidas pelo Governo do Amapá, marcaram o encerramento do semestre letivo da instituição e reuniram público, familiares e amigos no auditório da instituição, com entrada gratuita.
A abertura da noite ficou por conta do Recital de Violão Popular, da classe do professor José Alexandre Moraes, que apresentou um repertório envolvente, transitando entre a música erudita e a popular brasileira. A apresentação contou ainda com a participação especial do professor de flauta doce, Ewerton Lages, ampliando a sonoridade e reforçando o caráter coletivo do fazer musical.
Para o professor José Alexandre, o recital representa a culminância de um processo pedagógico construído ao longo do semestre. Ele destacou que o ensino da música exige acompanhamento individualizado, respeitando as diferenças físicas, cognitivas e emocionais de cada aluno.
“O músico é um atleta. Se parar de estudar, perde rendimento. É um aprendizado contínuo, que nunca termina”, afirmou o professor, ressaltando ainda a importância do preparo emocional para as apresentações em público.
Repertório - Recital de Violão Popular:
- “Andante” (F. Carulli) – Sandro Abdon;
- “Samba de Verão” (Marcos Valle) e “Garota de Ipanema” (Vinícius de Moraes) – Juliana Santana;
- “Oceano” (Djavan) e “Estudo em Dó” (F. Tárrega) – Iago Victor;
- “Green Sleeves” (G. Sanz) e “Allegretto” (M. Carcassi) – Anna Julia;
- “Andante” (M. Carcassi) e “Feira de Mangaio” (Sivuca) – Flávia Letícia.
Na sequência, o público foi conduzido a uma verdadeira viagem cinematográfica com o Recital de Piano - “Trilhas Sonoras de Filmes”, idealizado pela professora Tânisa Rodrigues.
Segundo a professora, proporcionar aos alunos o contato com o palco, com o público e com formações instrumentais maiores é fundamental para o desenvolvimento artístico e emocional.
“São músicas que fazem parte da nossa memória afetiva. Trabalhar esse repertório é unir técnica, sensibilidade e conexão com quem está assistindo”, disse a pianista.
Repertório - Recital de Piano - Trilhas Sonoras do Cinema:
- Sempre ao Seu Lado – Bernardo Lins Brabo;
- Frozen – Cândida Azevedo;
- Interstellar – Yasmim Cortes;
- Forrest Gump – Profª Tânisa Rodrigues;
- Halo 4 – Arthur Nascimento.
O recital contou com piano base de Maer Salay e a participação de músicos convidados, que enriqueceram a experiência sonora.
- Violinos: Ana Luiza Azevedo, Rafaela Ramos e Albertina Borges;
- Viola: Nazaré Azevedo;
- Violoncelo: João Márcio Campante;
- Clarinete: Lucas Magalhães;
- Bateria: Jobson Sena.
Formação, inclusão e transformação social
Para o diretor do Centro Walkíria Lima, Bruno George, os recitais fazem parte do processo formativo dos alunos e funcionam como uma avaliação prática do aprendizado ao longo do semestre. Todo final de semestre os estudantes participaram de projetos de apresentação ao vivo para exercitar o que foi conduzido durantes os estudos.
Atualmente, a instituição atende cerca de 600 alunos, distribuídos em dez cursos, entre eles, cursos técnicos em regência e canto, além de diversas modalidades instrumentais como violão, piano, violino, viola, violoncelo, flauta doce, trompete, clarinete e saxofone.
Com 73 anos de história, o Cep Walkíria Lima é a única instituição pública do Amapá dedicada exclusivamente à educação musical. O acesso ocorre por meio de processo seletivo da Secretaria de Estado da Educação (Seed), divulgado nos canais oficiais do Governo do Amapá. O processo seletivo não tem limite de idade, basta ter o ensino fundamental I e estar preparado para avançar para as próximas fases da educação.
Com apresentações que aliam técnica, emoção e inclusão, os recitais reforçam o papel da instituição como referência na formação musical do Estado, promovendo acesso à cultura, valorização dos talentos locais e a música como instrumento de transformação social, alinhado ao projeto “Educação que Transforma”, do Governo do Amapá.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!