Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE É PRIORIDADE!

'É esperança para quem esperou por muito tempo', diz filha de paciente atendido no Centro de Radioterapia do Amapá

Primeira consulta marca nova etapa no tratamento de Juvenal Cabral, de 62 anos, acompanhado pela família em um serviço inédito no estado.

Por Karla Marques
17/12/2025 20h18
Juvenal Cabral entre a filha, Merilânia Pimentel, e a esposa, Mirian Pimentel, em sua primeira consulta no Centro de Radioterapia

A presença da família marcou a primeira consulta de Juvenal Cabral, de 62 anos, no Centro de Radioterapia do Amapá. Diagnosticado com câncer de estômago há dois anos, ele esteve na unidade na terça-feira, 16, para iniciar o acolhimento e avaliação.

Morador de Mazagão Novo, Juvenal já passou por cirurgia e sessões de quimioterapia, todas realizadas na Unidade de Alta Complexidade Oncológica (Unacon). Agora, ele inicia uma nova fase do tratamento, que antes exigia deslocamento para fora do estado.

Paciente é acolhido, passa por triagem, avaliação e exames antes de iniciar as sessões de radioterapia

Acompanhado da filha, Merilânia Pimentel, que atua na segurança pública, e da mulher, Mirian Pimentel, Juvenal celebrou a oportunidade de permanecer perto de casa, ao lado delas, o que representa mais do que comodidade: significa acolhimento, esperança e humanização no tratamento contra o câncer.

“A importância é muito grande, imagino que tanto para a minha família como para a família dos amapaenses que esperaram por muito tempo por isso. Só de pensar em ter que ir para tão longe, ficar longe da família, é uma emoção ímpar estar aqui e receber atendimento no nosso estado”, afirmou Merilânia.

Ela conta que, desde a chegada ao Centro de Radioterapia, a família se sentiu acolhida. A consulta médica esclareceu dúvidas e trouxe segurança para os próximos passos do tratamento.

“Fomos muito bem recebidos. O médico foi atencioso, saímos com boas respostas e já com o agendamento da tomografia de simulação, que é uma etapa principal antes do tratamento propriamente dito. A expectativa agora é muito grande”, relatou muito emocionada.

Centro de Radioterapia do Amapá marca uma nova da saúde oncológica do estado

Saiba como funciona o atendimento na Radioterapia

O fluxo de atendimento no Centro de Radioterapia do Amapá começa com o encaminhamento do paciente pela Unacon. Ao chegar à unidade, o paciente é acolhido pela equipe multiprofissional, passa pelo registro na recepção e segue para a triagem, onde são verificados sinais vitais e realizadas avaliações iniciais. Em seguida, ocorre a consulta médica, que define se o caso é indicado para radioterapia.

Confirmada a indicação, o paciente é encaminhado ao Hospital Universitário para a realização da tomografia de simulação, exame fundamental para o planejamento do tratamento. As imagens retornam ao Centro de Radioterapia, onde a equipe técnica realiza o planejamento, com cálculos precisos da dose de radiação necessária, sempre priorizando a segurança e a eficácia do tratamento. Após a aprovação do plano pelo físico médico, o paciente é convocado para iniciar as sessões, que duram, em média, 15 minutos cada.

Fernando Japiassu, físico médico do Centro de Radioterapia do Amapá

Segundo o físico médico Fernando Japiassu, antes de cada sessão o paciente passa por um novo acolhimento e por imagens de verificação, garantindo ainda mais precisão. Somente após essa checagem é liberada a dose para a aplicação da radioterapia.

Desde o início dos atendimentos, pelo menos 18 pacientes já passaram pela primeira consulta na radioterapia. Inicialmente, havia uma lista de 44 pacientes com indicação para o tratamento, e a expectativa da equipe é que todos realizem a consulta inicial e a tomografia de simulação até o final da próxima semana.

Para Merilânia, acompanhar o pai nessa etapa no próprio Amapá tem um significado profundo. “É uma esperança que não tem tamanho. Estar com a família, no nosso estado, nesse momento tão difícil, faz toda a diferença”, concluiu.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde