Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'SOM DA ESPERANÇA'

Com a família e amigos, radialista toca o sino que celebra fim do seu tratamento de quimioterapia na unidade oncológica do Governo do Amapá

Emocionado, o jornalista Aníbal Sérgio vibrou com o ato simbólico na Unacon por superar mais uma etapa na recuperação da saúde.

Por Karla Marques
10/07/2025 17h19
Radialista Aníbal Sérgio toca o sino e celebra vitória contra o câncer com o encerramento da fase de quimioterapia

O relógio marcava 10 horas da manhã quando as badaladas do sino ecoaram pelos corredores da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), vinculada ao Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), do Governo do Amapá. Era o anúncio da vitória. O jornalista Aníbal Sérgio, com voz firme e coração emocionado, acompanhado dos filhos e colegas da Rádio Difusora, realizou o ato simbólico em Macapá para marcar o encerramento da fase de quimioterapia no tratamento contra o câncer. 

Aníbal Sérgio toca o sino e celebra vitória contra o câncer

“Esse momento é muito importante pra mim. Assim como recebi a notícia da doença, agora recebo a informação de que estou encerrando essa etapa do tratamento. Foi um alívio. Fiz meu tratamento aqui, na minha terra, ao lado da minha família e dos meus amigos. Isso fez toda a diferença. Agora quero voltar a comunicar com o povo através da rádio”, declarou Aníbal Sérgio ao comemorar o momento que mistura gratidão, alívio e recomeço.

O diagnóstico veio em novembro de 2023, após dores e dificuldades que o levaram, com o apoio da filha, que é biomédica, a buscar ajuda. O câncer foi descoberto precocemente, parte fundamental para o sucesso do tratamento, que iniciou em Rondônia, mas com a oferta da quimioterapia na rede de saúde estadual do Amapá, Sérgio pôde retornar e continuar a recuperação próximo dos familiares.

Ao soar o sino, Aníbal não apenas celebrou uma etapa vencida, ele acende a chama da motivação para os que seguem na batalha. Junto aos filhos Anna Beatriz Melo e Neto Silva, Aníbal não esquece das mãos que o sustentaram: os profissionais da Unacon, os ouvintes da rádio, os amigos e familiares. 

Junto aos filhos Anna Beatriz e Neto Silva, Aníbal agradeceu pelo apoio recebido pelos profissionais da Unacon, os ouvintes da rádio, os amigos e familiares

“A descoberta precoce foi essencial. Tenham fé, procurem ajuda, façam o diagnóstico o quanto antes. O câncer tem cura, e ela começa com esperança e tratamento”, finalizou o radialista, que também exaltou o desejo de retornar à emissora em que atua há anos.

Filho de Aníbal, Neto Silva

A emoção transbordava também nos olhos do filho Neto Silva, que acompanhou toda a batalha do pai. “Foi um deserto, mas nunca perdemos a fé. Hoje é dia de agradecer a Deus, aos amigos e a todos que nos ajudaram desde o início”, lembrou Silva.

Um símbolo de vitória

O toque do sino é um ritual simbólico que representa o encerramento de uma etapa do tratamento e celebra a vida. Segundo Sandra Ribeiro, gerente da Unacon, mais de 7 mil pacientes estão cadastrados na unidade. Desses, cerca de 760 estão em tratamento com quimioterapia. Outros fazem radioterapia fora do estado, pelo Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

Sandra Ribeiro, gerente da Unacon

Para a gerente, o momento é um marco de força e esperança. “Todos os dias recebemos novos pacientes. O sino é um símbolo da luta, da resistência e da vitória. É quando o paciente diz: ‘eu consegui’. Estamos nos ajustes finais para inaugurar a radioterapia aqui no Amapá, o que vai significar menos sofrimento e mais dignidade para esses pacientes”, afirmou Sandra.

Além dos tratamentos, a Unacon também realiza atendimentos laboratoriais, consultas, cirurgias oncológicas e acompanhamento pós-tratamento. A proposta é garantir um atendimento humanizado, para acolher os pacientes com carinho, respeito e esperança.

O toque do sino é um ritual simbólico que representa o encerramento de uma etapa do tratamento e celebra a vida

Centro de Radioterapia

O Centro de Radioterapia do Amapá, que está com as obras em fase de conclusão para entrega, será vinculado ao Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), que mantém a Unidade de Tratamento de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) com atendimentos clínicos, cirurgia e quimioterapia.

A oferta inédita da radioterapia na rede pública do Amapá vai permitir tratamento digno, de alto padrão e totalmente gratuito para pacientes oncológicos, atendendo a uma demanda reprimida da região. O serviço é considerado um dos caminhos para o fim do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) no estado.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o local terá capacidade para atender 50 pacientes por mês, totalizando 600 pacientes por ano, com possibilidade de expansão conforme a demanda. O prédio está localizado no bairro Infraero 2, na Zona Norte de Macapá.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde