'É motivo de orgulho mostrar meu trabalho ao Brasil e ao Mundo', comenta artesã amapaense ao expor na 25ª Fenearte, em Olinda
Ana Cleide, de Mazagão, participa pela primeira vez da maior feira de artesanato da América Latina com apoio do Governo do Amapá, que enviou 5 toneladas de itens da cultura do estado.

Até 20 de julho, o artesanato amapaense será vitrine nacional e mundial na 25ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE). O estande do Amapá conta com presença de oito artesãos, selecionados pelo Governo do Estado para expor e comercializar na maior feira do segmento da América Latina.
Na quarta-feira, 9, durante a abertura do evento, o espaço do Amapá recebeu um grande número de visitantes, que se impressionaram com as peças em fibras, madeira, sementes, cipó e cerâmica. A movimentação gerou uma expectativa positiva para os artesãos, como Ana Cleide, de Mazagão, que participa pela primeira vez da feira nacional e ficou encantada com a grandiosidade do lugar.
“É motivo de orgulho mostrar o meu trabalho para o Brasil e para o Mundo num espaço como este. Estar aqui é a realização de um sonho que consegui graças ao apoio do Governo do Estado”, atribui a artesã Ana Cleide.

O estande do Amapá conta com cinco toneladas de peças que ilustram a cultura, religiosidade e o cotidiano do estado. Por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), o Governo do Estado transportou as peças artesanais de Macapá até Olinda, doou camisas para os artesãos, fez a seleção dos artesãos e deu apoio na organização do espaço na Fenearte 2025, cedido pelo Programa de Artesanato Brasileiro (PAB).
"O Governo do Estado acompanha de perto a participação de nossos artesãos na Fenearte, com todo apoio necessário para que possam desenvolver suas vendas da melhor maneira possível", acrescentou Marcelino Flexa, secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo.

O artesão Antônio Augusto Simões Neto vê a feira como uma oportunidade de mostrar suas obras em madeira e faturar com as vendas. “A gente quer vender, lógico, mas também têm a oportunidade de exibir um pouco do talento, criatividade e variedade de peças que são produzidas por nós artesãos do Amapá”, aposta.
25ª Fenearte
Neste ano, a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) conta com participação de mais de 5 mil artesãos, expositores e empreendedores de diversas partes do Brasil e do mundo, com o tema "A Feira das Feiras", em homenagem às tradicionais feiras livres de Pernambuco.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!