Programa de alimentação escolar do Governo do Amapá já beneficiou mais de 81 mil alunos da rede estadual de ensino
Ação é executada em parceria com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e fortalece a agricultura familiar nos municípios.

Mais de 81 mil alunos da rede estadual de ensino já foram beneficiados pelo Programa de Alimentação Escolar com produtos da agricultura familiar, executado pelo Governo do Amapá. A ação fortalece a merenda escolar nas escolas públicas estaduais, promovendo refeições mais nutritivas, seguras e regionais para os estudantes.
Desde agosto de 2024 até junho de 2025, sob gestão da Secretaria de Estado da Educação (Seed), as entregas dos alimentos foram realizadas em 183 escolas localizadas nos municípios de Macapá, Santana e no arquipélago do Bailique, distrito da capital, com um total de 24 contratos firmados com fornecedores, sendo 2 cooperativas, 4 associações e 18 agricultores familiares individuais.
Segundo a técnica do Núcleo de Alimentação Escolar da Seed, Hiomeidy Meireles, o programa tem impacto direto na qualidade da alimentação escolar e também no fortalecimento da produção rural.
“O Programa tem como principal objetivo garantir a qualidade nutricional, fornecendo refeições mais nutritivas e frescas aos alunos, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais, oportunizando a participação dos agricultores e fortalecendo a economia local", destacou Hiomeidy.

Processos em andamento vão beneficiar mais municípios
O Governo do Amapá segue avançando na valorização da agricultura familiar com 10 novos editais já lançados, que vão atender escolas estaduais de 11 municípios. A iniciativa faz parte do compromisso de garantir o acesso a alimentos regionais, frescos e produzidos localmente por agricultores amapaenses. O investimento total nos editais já lançados ultrapassa R$ 10,2 milhões.
Além de Macapá e Santana, que já estão com os processos finalizados e em plena execução, outros municípios estão em diferentes fases do programa:
- Oiapoque : fase de análise de amostras
- Mazagão: fase de publicação dos vencedores
- Vitória do Jari e Laranjal do Jari: editais encerrados em janeiro
- Amapá, Calçoene, Pedra Branca, Porto Grande e Tartarugalzinho: com prazos de entrega de envelopes encerrados em fevereiro
A meta do Governo do Estado é chegar aos 16 municípios do Amapá nos próximos meses, promovendo inclusão produtiva, geração de renda e segurança alimentar em todas as regiões.
Produtos regionais e economia em movimento
A alimentação escolar reforçada pelo programa inclui a entrega de 21 produtos da agricultura familiar, entre frutas, hortaliças e itens regionais como açaí, farinha de mandioca e pupunha. Esses alimentos complementam o cardápio diário dos estudantes, elevando o valor nutricional das refeições e valorizando a cultura alimentar local.
O fornecimento de produtos frescos e saudáveis contribui para o desempenho escolar e o bem-estar dos alunos. Ao mesmo tempo, estimula a produção agrícola familiar, movimenta a economia dos municípios e garante renda para produtores locais, promovendo desenvolvimento sustentável e valorização dos saberes e modos de vida do campo.
O investimento global na agricultura familiar dentro do programa de alimentação escolar já soma R$ 10.247.837,00, com distribuição conforme a demanda de cada município. A iniciativa é realizada em consonância com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Além das compras já efetuadas e em andamento, o Governo do Estado também avalia a ampliação do programa e a utilização de saldos remanescentes para novas chamadas públicas, garantindo que mais agricultores e escolas sejam contemplados.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!