‘Tem tudo para ser um belo carnaval na Marquês de Sapucaí’, celebra governador Clécio Luís na escolha do sambas-enredo do Amapá para a Mangueira
Seletiva escolheu duas criações amapaenses que irão para a grande final da escolha do samba-enredo 2026 no Rio de Janeiro (RJ), no dia 27 de setembro.

Um dos responsáveis por selar a união do Amapá com a Estação Primeira de Mangueira, a maior e mais tradicional escola de samba do Rio de Janeiro (RJ), famosa em todo o mundo, o governador Clécio Luís evidenciou o talento dos compositores amapaenses que disputaram o Festival de Samba-Enredo da agremiação carioca neste sábado, 23, em Macapá. A etapa estadual definiu as duas composições amapaenses que vão concorrer na grande final de escolha da música tema do desfile da Mangueira para o Carnaval 2026.

“A Mangueira estava atrás de uma história, de um enredo que fosse profundo e o Amapá foi escolhido para contar essa história por um personagem muito importante, que é o Mestre Sacaca. Hoje escolhemos o representante do Amapá numa disputa acirrada. Tem tudo para ser um belo carnaval aqui em Macapá, e também lá na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, pela Estação Primeira de Mangueira. Tendo o Carnaval como a maior expressão cultural do Brasil, vetor de economia criativa, o Amapá será divulgado positivamente. O mundo inteiro vai saber mais sobre o Amapá”, afirmou Clécio Luís.
Foi a primeira vez que o concurso cultural foi realizado fora da quadra da agremiação carioca, resultado de um diálogo do governador Clécio Luís e a presidente da Mangueira, Guanayra Firmino, articulado pelo presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, para valorizar compositores, músicos, arranjadores e todos que fazem o carnaval amapaense. Seis composições disputaram neste sábado.
"Em clima de celebração aqui no Amapá, entreguei o pavilhão da Estação Primeira de Mangueira ao governador Clécio Luís. Celebro a energia do povo amapaense e confesso que estou impressionada como aqui neste estado a tradição do carnaval está preservada. Obrigada Amapá, pode ter certeza que estamos trabalhando para entregar um lindo carnaval para todos vocês! Rumo à vitória", celebrou Guanayra Firmino.

Inicialmente seria somente um representante do Amapá, no entanto, o talento das composições encantou os membros da escola carioca, que decidiu levar duas obras para o concurso no Rio. Em clima de celebração no Trapiche Santa Inês, na Orla de Macapá, os Sambas 103 e 105 foram eleitos para concorrer ao samba-enredo da Estação Primeira de Mangueira.
A grande final será em 27 de setembro, na quadra do Palácio do Samba, no Rio de Janeiro, e os representantes do Amapá farão a viagem com apoio do Governo do Estado. O tema para o Carnaval 2026 da Verde e Rosa é “Mestre Sacaca do Encanto Tucuju - O Guardião da Amazônia Negra”.
A Estação Primeira de Mangueira é uma das escolas mais tradicionais do carnaval carioca, e vai homenagear na avenida o Mestre Sacaca, símbolo da sabedoria popular amazônica. Será um enredo para evidenciar a força da Amazônia Negra e suas raízes que unem memória, identidade e resistência cultural. O concurso foi promovido pela agremiação, com apoio da Liga das Escolas de Samba do Amapá (Liesap) e do Governo do Estado, que investe no Carnaval como impulsionador da atividade econômica e do turismo na região.

Além do festival, a programação contou com apresentação especial da Mangueira, roda de samba, show da musa mangueirense Karinah, e DJs.
Para além de ser um concurso de samba-enredo, o evento simboliza o encontro de manifestações culturais brasileiras que acontecem em regiões diferentes do Brasil. Ao promover uma etapa de seleção em Macapá para o Carnaval 2026, a Mangueira amplia as fronteiras da celebração carnavalesca e abre espaço no maior palco do samba brasileiro para um Brasil que importa e que mostra sua força a partir de seus saberes tradicionais.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!