Governo do Amapá lança consulta pública sobre novas concessões florestais
Iniciativa prevê geração de até 2 mil empregos diretos e movimentação de mais de R$ 40 milhões por ano no estado.

O Governo do Amapá lançou nesta quinta-feira, 10, a consulta pública para a nova etapa das concessões florestais estaduais — a primeira iniciativa estadual neste segmento. Ao todo, 607.363 mil hectares da Floresta Estadual do Amapá serão destinados ao manejo sustentável, divididos em 11 Unidades de Manejo Florestal (UMFs) nos municípios de Porto Grande, Pracuúba, Oiapoque, Tartarugalzinho, Ferreira Gomes e Pedra Branca do Amapari.

O projeto é fruto de uma parceria estratégica com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e representa um novo marco na gestão florestal brasileira. Com contratos de 30 anos, as empresas concessionárias deverão adotar práticas sustentáveis, promovendo o uso racional dos recursos naturais, proteção da biodiversidade e inclusão social dos povos da floresta.
"O lançamento que acontece hoje é um importante avanço do Governo do Estado com foco no desenvolvimento sustentável, sobretudo, alicerçado à conservação ambiental e bem-estar social da população com a geração de oportunidades e melhor qualidade de vida para quem vive na ponta, com atenção especial aos povos tradicionais, ribeirinhos e originários", destacou Taisa Mendonça, secretária de Estado do Meio Ambiente.

A proposta é uma estratégia de gestão econômica. Segundo estimativas do Governo do Estado, a concessão poderá gerar entre 1.500 e 2 mil empregos diretos — e o triplo disso em postos indiretos. A arrecadação anual prevista ultrapassa R$ 40 milhões, valor que será revertido em benefícios para o estado e para os municípios onde as áreas de manejo florestal estão localizadas.

“Essa e uma política pública robusta, que alia conservação ambiental com geração de emprego e renda e desenvolvimento regional. Para manter a floresta em pé, precisamos manter de pé as pessoas que vivem sob suas copas. Esse é mais um compromisso da gestão estadual com o Amapá e com o futuro”, destacou Marcos Almeida, diretor de Desenvolvimento Ambiental da Sema.
Todos os documentos técnicos que embasam o edital — como inventário florestal, caracterização das UMFs e indicadores socioambientais — estão disponíveis para consulta no portal da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). A sociedade civil, pesquisadores, comunidades tradicionais, setor produtivo e demais interessados podem enviar sugestões e contribuições ao longo do processo, reforçando a transparência e a participação social.
Confira o cronograma das audiências públicas:
- 10 de julho: Início da consulta pública
- 11 de agosto: Audiência pública em Macapá
- 14 de agosto: Audiência pública em Porto Grande
- 15 de agosto: Audiência pública em Tartarugalzinho
- 18 de agosto: Audiência pública em Oiapoque
- 26 e 27 de agosto: Reunião do Conselho Gestor da FLOTA
- 29 de agosto: Encaminhamento dos produtos técnicos aos órgãos de controle
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!