Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO DE NEGÓCIOS

Rotas da Inovação encantam participantes do Inova Amazônia Summit com cultura, bioeconomia e turismo sustentável no Amapá

Imersão sensorial permitiu ao público conhecer a cultura local e aprender sobre empreendedorismo e negócios sustentáveis.

Por Flávio Sousa
24/05/2025 12h19
Os participantes tiveram a oportunidade de escolher uma das três rotas, "Marabaixo, Brilho de Fogo e Pororoca", com diferentes pontos turísticos de Macapá

Durante o Inova Amazônia Summit 2025, maior evento de bioeconomia do Norte, empreendedores e investidores participantes da programação pré-COP30, promovida pelo Governo do Amapá e o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae-AP), conheceram as Rotas da Inovação, com experiências imersivas na cultura, inovação, biodiversidade e conhecimentos do estado com o turismo de negócios. 

A atividade ocorreu na sexta-feira, 23, das 8h às 13h, com ponto de partida e encerramento na sede do Sebrae. Os participantes tiveram a oportunidade de escolher entre uma das três rotas, a do Marabaixo, a Brilho de Fogo e da Pororoca, com diferentes pontos turísticos de Macapá para conhecer mais a cultura local e aprender sobre empreendedorismo e negócios sustentáveis. 

Tayla Trindade, que veio do Maranhão ao Amapá para apresentar toda a biodiversidade do seu estado por meio da sua startup de biocosméticos Dona Beleza Natural, escolheu a Rota do Marabaixo, que une tradição cultural e inovação produtiva. Na expedição, a CEO pôde conhecer o beneficiamento do açaí por empresas do Amapá. 

Tayla Trindade, CEO da Duna Beleza Natural

"Gosto muito daqui, porque esse lugar carrega o calor do Maranhão, e talvez seja por isso que eu me sinta em casa. As pessoas do Amapá também têm esse calor no coração e no acolhimento. Para mim, a cultura e a beleza do lugar se revelam justamente nessas relações humanas. Conhecer todo o potencial do estado, tanto em sua biodiversidade quanto em sua economia, é algo extremamente estimulante e encantador. Ver como esse potencial pode ser utilizado de forma consciente nos inspira a olhar para o território com mais admiração e sensibilidade", contou a empreendedora. 

A primeira parada foi no empreendimento sustentável Engenho Café de Açaí, onde os participantes conheceram de perto o processo de produção feito a partir dos caroços do fruto. A marca foi criada em 2011 por Valdeci e Lázaro Gonçalves que, preocupados com o descarte inadequado dos resíduos sólidos gerados pelas agroindústrias de açaí, decidiram pesquisar alternativas para reutilizar os caroços, transformando um resíduo em um produto de valor. 

Público pôde conhecer as iniciativas de beneficiamento do açaí, com foco na preservação ambiental e redução de resíduos

Em seguida, os participantes foram ao empreendedorismo Flor Da Samaúma, um passeio que mostra o potencial de ecoturismo e bioeconomia do Amapá. O local fica localizado na Área de Preservação Ambiental (APA) do Rio Curiaú. 

Jaqueline Freire, do Projeto Saboaria Rondônia

Jaqueline Freire, do Projeto Saboaria Rondônia, que criam cosméticos sustentáveis e veganos produzidos na Amazônia por mulheres rurais que ajudam a manter a floresta viva, contou que se sente muito privilegiada em conhecer o estado do Amapá e sua beleza.

"Estou apaixonada por conhecer este lugar incrível, lindo e cheio de belezas naturais. Me sinto privilegiada de estar aqui e saber que vocês tem a floresta intacta, isso pra vocês é um troféu", contou animada.

Na última parte do trajeto, os participantes percorreram uma trilha de 500 metros por dentro da floresta para conhecer a Árvore Flor da Samaúma, patrimônio símbolo da rica biodiversidade regional. 

O Inova Amazônia Summit busca transformar a percepção sobre a Amazônia e o rico patrimônio de biodiversidade. Reunindo painéis temáticos, pitchs, exposição de indicações geográficas, rodadas de negócios, mostra de bioeconomia e apresentações culturais, o encontro busca promover um ambiente propício para a troca de ideias, o compartilhamento de experiências e o estímulo à geração de negócios sustentáveis. 

O evento é realizado pelo Governo do Amapá e Sebrae, com apoio dos parceiros: Conselho Nacional das Fundações de Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Grupo CEA Equatorial, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Grupo Rede Amazônica e Fundação Rede Amazônica, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social da Indústria e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Sesi e Senai Amapá), Associação Brasileira de Startups (ABStartups), Sebrae Play, Mariza Alimentos, Lan Telecom, Associação Amapaense de Tecnologia (Amapatec), Comunidade Tucuju Valley e Instituto Amazônia +21.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!