Amapá recebe 4º Encontro Regional Amazônico do ICLEI Brasil rumo à COP30
Evento no Museu Sacaca reúne lideranças, especialistas e organizações para debater soluções sustentáveis para a Amazônia.

O Governo Amapá iniciou nesta segunda-feira, 6, o 4º Encontro Regional Amazônico do ICLEI Brasil, com o tema “Conectando Cidades e Estados Rumo à COP30”. A programação acontece no Museu Sacaca, em Macapá, e segue até quarta-feira, 8, reunindo lideranças políticas, especialistas e representantes internacionais para debater o papel dos governos locais na agenda climática global.
O secretário-executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, ressaltou a importância do encontro como preparação para a COP30 e destacou o papel da rede ICLEI no apoio a políticas climáticas locais e na troca de experiências entre governos subnacionais.

“Esse encontro prepara os governos da Amazônia para a COP30 e fortalece a troca de experiências e capacitação sobre políticas climáticas e desenvolvimento urbano sustentável”, explicou Perpétuo.
O diretor-presidente da Fapeap, Gutemberg Silva, afirmou que o evento marca um momento estratégico de preparação do governo do Estado para apresentar suas pautas na COP30, que envolvem povos tradicionais, justiça climática e comunidades ribeirinhas.

“Este encontro reforça a preparação do governo para apresentar uma agenda estratégica na COP30, com foco em povos tradicionais, justiça climática e ciência e tecnologia”, destacou Silva.
O secretário de Meio Ambiente do município de Altamira (PA), Rafael Oliveira, participa do evento e vai palestrar sobre as experiências do município em sustentabilidade, áreas verdes e soluções baseadas na natureza.

“Estou participando do encontro e amanhã [7] vou apresentar as ações de Altamira voltadas à sustentabilidade, reflorestamento e promoção da sociobioeconomia. É uma oportunidade de integração entre estados e municípios da Amazônia Legal”, afirmou Rafael.
Com 73,5% do território composto por áreas protegidas e 95% de floresta nativa preservada, o Amapá reforça seu protagonismo na construção de políticas sustentáveis, incluindo sociobioeconomia, manejo florestal, regularização fundiária sustentável e energias renováveis.
O encontro também conta com palestras, oficinas, painéis temáticos e visitas técnicas, abordando governança climática, financiamento verde, cidades sustentáveis, soluções baseadas na natureza e juventudes, fortalecendo a cooperação entre estados e municípios da Amazônia Legal.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!