Governo do Amapá apoia delegação de jovens mulheres na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, em Brasília
Comitiva amapaense foi a maior da Região Norte e reafirmou o compromisso do Estado em investir na formação política de jovens mulheres nas instâncias de decisão do país.

O Governo do Amapá apoiou a ida da maior delegação de jovens mulheres do estado à 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, realizada em Brasília. Ao todo, 19 jovens amapaenses integraram a comitiva, marcando a representatividade do Amapá em um dos principais espaços de debate sobre direitos e políticas públicas para as mulheres no Brasil.
A ação foi articulada pelo Instituto Lidera, com apoio do Governo do Estado, via projeto “Meninas que Lideram”, que atua na formação política e cidadã de adolescentes do ensino fundamental e médio. Embora o regimento da conferência tenha impedido a participação de menores de 18 anos, a delegação defendeu que, nas próximas edições, adolescentes também tenham direito à escuta e ao protagonismo.
Segundo Kerenlin Viana, conselheira estadual dos Direitos das Mulheres e fundadora do Instituto Lidera, a presença do grupo em Brasília demonstra o compromisso do Amapá com a ampliação da participação feminina nos espaços de decisão:
“Estivemos em Brasília participando da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres e conseguimos levar uma delegação de 19 jovens mulheres do Amapá, a maior da região Norte nesse evento. Essa conquista reforça o protagonismo do nosso estado no debate nacional e também trouxe uma pauta importante: reivindicamos a participação de adolescentes menores de 18 anos nas próximas conferências, já que hoje o regimento ainda impede essa presença”, destacou.
Além da participação na conferência, as jovens tiveram uma experiência imersiva em Brasília, com visitas ao Congresso Nacional, Senado Federal e Câmara dos Deputados, em um tour organizado pelo Instituto Lidera. Para muitas delas, foi a primeira experiência na capital federal e o primeiro contato direto com os espaços de decisão política.

“Foi a primeira vez de muitas em Brasília, em uma experiência de imersão política e cidadã que incluiu visitas ao Congresso Nacional, à Câmara e ao Senado. Inclusive, isso só foi possível porque o governador Clécio apoiou”, ressaltou Kerenlin.
Com o apoio do Governo do Amapá, a delegação reafirmou o compromisso do estado em investir na formação política de jovens mulheres, garantindo maior representatividade feminina nas instâncias de decisão do país.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!