Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Exposição 'Objetos Poéticos' encanta público na Folia Literária e celebra a força simbólica das máscaras de Mazagão Velho

A mostra foi idealizada pelo professor de teatro, arte-educador, ator, diretor e palhaço Mauro Santos, que transformou tradição em arte contemporânea.

Por Leidiane Lamarão
06/10/2025 18h00
A criançada curtiu muito o espaço

A exposição “Objetos Poéticos”, instalada na 3ª Folia Literária Internacional do Amapá – 2025, foi um dos grandes destaques do evento. Com um olhar sensível sobre a cultura e a ancestralidade, a mostra convidou o público a mergulhar no universo simbólico das máscaras de Mazagão Velho, elemento central da Festividade Tradicional de São Tiago.

A iniciativa do autor da obra nasceu do desejo de compartilhar com os visitantes os desdobramentos da pesquisa, iniciada em 2018, durante a passagem pelo Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Amapá (Unifap). A proposta encantou o público pela maneira como uniu arte, história e identidade, promovendo um encontro entre tradição e contemporaneidade.

As obras apresentadas reinterpretam as técnicas e expressões das máscaras tradicionais, revelando o poder narrativo desses objetos, que atravessam o tempo e o espaço, mantendo viva a memória e a força simbólica das manifestações culturais de Mazagão Velho.

De acordo com Mauro Santos, idealizador da mostra, o projeto é um gesto de reconhecimento e resistência cultural.

“As máscaras de Mazagão não são apenas adereços festivos, são vozes ancestrais que falam através da arte. Nosso objetivo foi transformar essa herança em experiência pedagógica e artística, sem perder o vínculo com as origens populares. Estar aqui foi muito emocionante, pois a obra pôde atender a todos os públicos, especialmente as pessoas com deficiência visual. A exposição cumpriu verdadeiramente o papel social”, destacou o criador do espaço.

Professor de teatro, arte-educador, ator, diretor e palhaço Mauro Santos

As máscaras expostas exibem feições múltiplas, algumas deformadas, outras inspiradas em animais, que remetem tanto à expressividade teatral quanto às antigas máscaras de guerra usadas pelos Mouros. Ao longo do tempo, essas representações foram ressignificadas nas celebrações do distrito, assumindo um papel essencial na teatralidade amapaense.

A médica Joyce Oliveira visitou a exposição com os filhos

Durante a visitação, o público reagiu com curiosidade e emoção. A médica Joyce Oliveira, uma das visitantes, afirmou ter se surpreendido com a exposição. Ela e os filhos gostaram tanto que fizeram um registro no local.

“Achei muito interessante esse espaço e a Folia como um todo. Trouxe meus filhos porque incentivo bastante a leitura e novos conhecimentos. Eles não têm celular justamente para desenvolver esse gosto pela arte, pela leitura, pela literatura. Sem dúvidas, vamos voltar para casa com mais esse aprendizado. Muito importante”, disse a médica.

Janaína Moraes, também aproveitou o momento em família

A dona de casa Janaína Moraes também aproveitou o momento em família para conhecer mais sobre a tradição:

“A gente sempre ouviu falar do baile de máscaras da festa de São Tiago, mas eu nunca imaginei que as máscaras fossem assim. Parecem feitas à mão. Achei muito interessante e importante repassar essas informações para as crianças também”, contou.

Mais do que uma simples exposição, “Objetos Poéticos” teve como objetivo reafirmar a importância da arte como ferramenta de preservação da memória coletiva e de afirmação identitária. A mostra acompanha o movimento vivo das tradições que a inspiraram e prova que a poesia também pode habitar o barro, o papel, a pintura e as formas.

Exposição despertou a curiosidade do público

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Cultura