Governo do Amapá e Agência Nacional de Mineração liberam concessão de lavra para três novos empreendimentos no estado
Iniciativa integra Plano de Governo da atual gestão, que tem como diretriz o fortalecimento do setor mineral sustentável, mediante boas práticas na mineração.

Com o objetivo de continuar avançando na formalização da atividade minerária, o Governo do Estado do Amapá e a Agência Nacional de Mineração (ANM) concluíram a liberação da concessão de lavra para três novos empreendimentos no estado.
As empresas Empresa de Mineração e Pesquisa do Amapá (EMPA), Tartarugalzinho Mineração LTDA e Água Mineral Queiroz obtiveram a autorização após apresentarem a Licença Ambiental, concedida mediante processo de licenciamento realizado pelos órgãos ambientais competentes.
Os trâmites que viabilizaram a autorização para exploração mineral foram conduzidos pela Secretaria de Estado da Mineração (Semin), que seguirá acompanhando e mantendo o diálogo com as empresas durante todo o processo de operação.
O secretário da Semin, Haolibamo Mamede Alles Barbosa, destacou que a publicação da portaria autorizando a lavra representa um avanço significativo para o setor mineral no Amapá.
“Essas empresas estão devidamente licenciadas, já passaram pelo processo de licenciamento junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), e agora receberam a autorização da ANM, tornando-se permissionárias do governo federal”, pontuou o secretário.

A iniciativa está alinhada ao Plano de Governo da atual gestão, que tem como diretriz o fortalecimento do setor mineral, com incentivo à atuação de cooperativas, associações e mineração industrial.

O empresário Marcos Said, proprietário da EMPA, ressaltou o apoio fundamental que o Governo do Estado tem dado ao setor, o que fortalece toda a cadeia produtiva da mineração.
“Nossa empresa existe há 44 anos e, com a certificação de lavra, vamos continuar gerando emprego e renda, fortalecendo o setor no estado”, comemorou Said.
O prefeito de Tartarugalzinho, município localizado a 230 quilômetros de Macapá, Bruno Mineiro, elogiou o trabalho conjunto entre a gestão estadual e a ANM, que possibilitou a certificação das empresas e o avanço do setor mineral na região.

Mineração estratégica no Amapá
O Amapá possui vastos recursos minerais, como manganês, ouro, ferro e nióbio, além de jazidas de calcário e outros minerais essenciais para a indústria. Esse potencial torna o estado um polo estratégico para o setor mineral, integrando os mercados nacional e internacional e contribuindo para o desenvolvimento econômico sustentável.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!