Folia Literária Internacional do Amapá valoriza artistas locais, que encantam público com diversidade de talentos e ritmos
Segundo dia do evento promovido pelo Governo do Amapá contou com atrações de segmentos culturais distintos.

A segunda noite da Folia Literária Internacional do Amapá (Fliap), realizada pelo Governo do Estado, foi marcada pela valorização da cultura produzida em terras tucujus, evidenciando o talento e a diversidade artística local. O palco Remanso, montado na Praça da Fortaleza de São José de Macapá, de frente para o Rio Amazonas, ganhou vida com apresentações de rap, Música Popular Amapaense (MPA), brega e poesia.
Os shows locais da sexta-feira, 3, ficaram por conta de Pretogonista, Brenda Melo e do grupo de poesia Tatamirô, artistas consagrados na cena cultural do Amapá e que também acumulam apresentações em outros estados, participando de eventos e iniciativas de alcance nacional.


O público acompanhou cada apresentação com entusiasmo, cantando e dançando ao som dos artistas, que contaram com o apoio caloroso de familiares, amigos e da sociedade em geral. Jorge Alberto, pai de Pretogonista, e também cantor e compositor, acompanhou toda a apresentação do filho, e ganhou uma dedicatória durante o show.

“Estamos tendo a oportunidade de vivenciar mais uma edição da Folia Literária, um evento extremamente importante e necessário. Precisamos consumir, apreciar e nos deleitar com boas energias por meio da arte, da escrita e das conexões que o mundo nos oferece de forma positiva. E aqui, no meio do mundo, isso é essencial para respirarmos e vivermos essa rica possibilidade cultural, tão diversa e significativa para a vida de tantas pessoas”, ressaltou Jorge Alberto.
Segundo a secretária adjunta de Estado da Cultura, Marina Beckman, o evento conta com uma curadoria especializada e oferece, ao longo de quatro dias de programação, 125 atrações culturais e 250 artistas contemplados diretamente, sendo 95 artistas locais, 30 convidados nacionais, 4 atrações internacionais, e os demais oriundos dos estados do Pará, Amazonas, Maranhão, Ceará, Alagoas, Pernambuco, Bahia, Distrito Federal, São Paulo, Goiás e Rio de Janeiro.
“A Folia Literária tem uma curadoria composta por Geo Caldas, Joãozinho Gomes, João Milhomem e José Inácio. Além disso, uma equipe da Secretaria de Cultura, em parceria com a Oca Produções, desenha essa programação com foco na diversidade, para mostrar a potência tanto da literatura quanto dos shows lítero-musicais”, explica a secretária.

Além dos artistas tucujus, o palco Remanso também recebeu o renomado cantor e compositor Beto Guedes, que emocionou o público com sucessos do movimento Clube da Esquina e da carreira solo, como “Amor de Índio” e “Sol de Primavera”.
A Folia Literária Internacional do Amapá segue com programação neste sábado, 4, e domingo, 5, com diversas atrações, incluindo o aguardado show nacional do cantor e poeta Arnaldo Antunes.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!