Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Governo do Amapá capacita agentes da Segurança Pública para lidar com situações que envolvem substâncias químicas

Iniciativa surge em um momento estratégico, diante do advento da exploração de petróleo e da crescente demanda por profissionais capacitados

Por Marcelle Corrêa
04/10/2025 16h40
Mais de 30 militares participam da capacitação sobre produtos químicos

O Governo do Amapá deu início ao primeiro curso sobre produtos perigosos realizado no estado. A iniciativa surge em um momento estratégico, diante da exploração de petróleo e da crescente demanda por profissionais capacitados para lidar com substâncias químicas e outros agentes de risco.

A capacitação, coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM-AP), segue até a próxima segunda-feira, 6, com carga horária de 60 horas-aula, atendendo 35 alunos.

Com a exploração do Petróleo no Amapá, Governo do Amapá prioriza profissionais capacitados
Várias atividades foram realizadas simulando o manuseio dos produtos

Segundo a coordenação do curso, o objetivo é qualificar os militares para atuarem em ocorrências que envolvam agentes químicos, radiológicos, biológicos e até mesmo nucleares. A formação inclui aulas teóricas e práticas sobre toxicologia, níveis de proteção, identificação de produtos perigosos, transporte e resposta a diferentes tipos de emergências.

Equipamentos de segurança e o manuseio certo dos produtos são essenciais no aprendizado

A programação prevê ainda visitas externas a ambientes industriais e atividades conjuntas com o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Polícia Militar, onde os alunos terão contato com explosivos.

Segundo a organização, há um filtro natural ao longo da formação, permitindo que apenas aqueles que se identificam com a área avancem até o final.

A capacitação está sendo conduzida por três especialistas do CBM-AP formados em outros estados. O conteúdo segue normas internacionais, como a NFPA 704 (National Fire Protection Association), adaptadas à realidade local.

"A expectativa é que, ao final da formação, os bombeiros possam não apenas aprimorar a resposta a ocorrências com produtos perigosos, mas também multiplicar o conhecimento nos respectivos quartéis, alcançando municípios do interior do estado", frisou a tenente Daiane Souza, subcoordenadora e instrutora do curso.

Subcoordenadora e instrutora do curso, Daiane Souza,

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!