Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
APRESENTAÇÃO HISTÓRICA

Show de Beto Guedes transforma Fortaleza de São José em palco da MPB, encerrando a segunda noite da Folia Literária Internacional do Amapá 

Apresentação promovida pelo Governo do Amapá contou com sucessos da carreira do cantor e compositor brasileiro, incluindo os clássicos do Clube da Esquina.

Por Joyce Batista
04/10/2025 11h20
Ícone da música brasileira, Beto Guedes subiu no palco da Folia Literária Internacional do Amapá

A Fortaleza de São José, em frente à capital Macapá, ecoou os sucessos da carreira do cantor e compositor brasileiro Beto Guedes, ícone da Música Popular Brasileira (MPB). O show do artista aconteceu na sexta-feira, 3, encerrando a segunda noite da Folia Literária Internacional do Amapá (Fliap), evento gratuito promovido pelo Governo do Estado até o próximo domingo, 5.

A apresentação emocionou o público, que reviveu clássicos da MPB como “Amor de Índio”, “Lumiar”, “Canção do Novo Mundo”, “Espelhos D'Água” e “Sol de Primavera”. Beto também trouxe sucessos marcantes do consagrado disco Clube da Esquina, movimento cultural que transformou a história musical do Brasil.

Show reuniu fãs de várias gerações

“É muito bom estar aqui. Viemos cantar para as pessoas e esperamos que elas gostem do nosso trabalho. Já na passagem de som, mais cedo, senti um carinho muito forte. As pessoas são muito carinhosas, fervorosas, me abraçaram quase chorando. Então, é algo bem bonito, e eu espero voltar em breve”, disse Beto Guedes.

Cantor ficou impressionado com o carinho do público

A servidora pública Célia Olímpio, de 60 anos, chegou cedo à praça para garantir um lugar na primeira fila. Fã de Beto Guedes desde o início da carreira, ela conta que não consegue escolher uma única música preferida. Para ela, foi um privilégio assistir ao primeiro show do artista sem sair de Macapá.

“Nunca tive a oportunidade de assistir a um show do Beto Guedes, mas o acompanho há muito tempo. Eu precisava estar aqui. Está sendo maravilhoso, porque as músicas dele são espetaculares, todas são belíssimas”, afirmou a servidora.

A servidora pública Célia Olímpio, de 60 anos, prestigiou o show de Beto Guedes da primeira fileira


Beto Guedes
Alberto de Castro Guedes, conhecido como Beto Guedes, nasceu em Montes Claros (MG), em 1951. Caçula de uma família com oito filhos, iniciou-se na música ainda na infância, tocando pandeiro em um grupo formado pelo pai com parentes e amigos.

Na adolescência, já morando em Belo Horizonte, fundou o grupo The Beavers em 1964, ao lado de Márcio Aquino, Lô Borges e Yé Borges, interpretando versões dos Beatles. Em 1969, venceu um festival estudantil com a música autoral “Equatorial”, dando início à trajetória de sucesso.

Em 1972, mudou-se para o Rio de Janeiro com Lô Borges e Milton Nascimento, e participou da gravação do histórico álbum Clube da Esquina, que revolucionou a MPB. Posteriormente, gravou com o grupo 14 Bis e participou de discos de Milton Nascimento.

Com o lançamento do primeiro álbum solo, A Página do Relâmpago Elétrico (1977), Beto Guedes consolidou um estilo único, tornando-se um dos principais nomes da música romântica e reflexiva brasileira.

As parcerias com compositores como Ronaldo Bastos e Fernando Brant renderam obras atemporais, regravadas por diversas gerações de artistas.

Apresentação promovida pelo Governo do Amapá reviveu sucessos da carreira do cantor

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Cultura