Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Amapá fortalece o ‘Projeto Travessia’ para garantir aprendizagem na idade certa e reduzir a distorção escolar

Programa da rede estadual amplia formação, atendimento especializado e ações em parceria com o Unicef para apoiar estudantes dos anos iniciais e finais do ensino fundamental.

Por Breno Pantoja
26/11/2025 10h52
O programa atua no fortalecimento da permanência escolar, na diminuição da evasão e na organização dos fluxos de aprendizagem

O Amapá avança na recomposição da aprendizagem e no enfrentamento da distorção idade-série com o fortalecimento do programa Travessia, que integra as ações pedagógicas previstas para 2026. Nesta terça-feira, 25, gestores escolares participaram de reuniões de alinhamento que reforçaram o compromisso com trajetórias de sucesso e com o acompanhamento direto dos estudantes da rede estadual.

A iniciativa está presente no Amapá desde 2020 e tem garantido apoio especializado para alunos que apresentam defasagens, além de formação contínua para professores e equipes de gestão. O programa atua no fortalecimento da permanência escolar, na diminuição da evasão e na organização dos fluxos de aprendizagem.

A Secretária Adjunta de Políticas Educacionais da Seed, Sandra Casimiro

A secretária-adjunta de Políticas Educacionais da Seed, Sandra Casimiro, destacou o papel estratégico do Travessia na garantia da aprendizagem.

“Para combater o fracasso escolar e romper a trajetória de insucesso dentro das redes estaduais. É isso mesmo, governo do Estado no ano que vem vai fortalecer o programa Travessia focado na trajetória de sucesso dos nossos alunos do ensino fundamental 2", destacou Casimiro. 

Aprendizagem na idade certa

Com a nova versão “Travessia: Aprendizagem na Idade Certa”, o programa passa a atender estudantes dos anos iniciais e finais por meio de metodologias específicas, Anos iniciais: Alfa 1 voltado para crianças que ainda não estão alfabetizadas. Alfa 2 — direcionado a alunos alfabetizados, mas que precisam recompor conteúdos e acelerar sua trajetória, Anos finais:

Os estudantes passam por três etapas Travessia 1, 2 e 3 de acordo com o nível de defasagem e necessidade de intervenção pedagógica.

Além do atendimento em sala, o programa incentiva práticas de acolhimento, reorganização do percurso escolar e ações que fortalecem o protagonismo estudantil.

A iniciativa também abrange escolas de comunidades do campo, indígenas e quilombolas

Parceria com o Unicef

O Travessia conta com o apoio técnico do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que auxilia na formação das equipes escolares, na compreensão das metodologias de recomposição e na avaliação dos resultados. O órgão disponibiliza formações on-line, materiais de apoio e ferramentas para monitoramento das aprendizagens, garantindo mais segurança e qualidade no processo.

A iniciativa também abrange escolas de comunidades do campo, indígenas e quilombolas, reforçando o compromisso com a equidade e com o acesso à educação de qualidade em todas as regiões do estado.

Participação das escolas

Para a diretora da Escola Estadual Mário Quirino da Silva, Gisele Braz, o Travessia tem impacto direto na vida escolar dos alunos e no planejamento das equipes.

A diretora da escola Estadual Mário Quirino da Silva, Gisele Braz

“O programa Travessia vem para resolver a vida do nosso estudante. As escolas públicas têm se engajado para organizar esse aluno dentro de sua trajetória estudantil, para que ele possa se desenvolver de maneira correta. Estamos juntos para resolver o problema de idade-série e ajudar quem não conseguiu alcançar a nota que precisava", pontuou a gestora.

Com o fortalecimento das ações para 2026, o programa segue ampliando seu alcance e garantindo que cada estudante avance com autonomia, segurança e novas oportunidades de aprendizado.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação