Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AVANÇOS NA EDUCAÇÃO

Governo do Amapá inicia capacitação de educadores para implementação do primeiro Marco de Gestão Escolar da Amazônia

Formação de formadores marca nova etapa da política estadual de fortalecimento da gestão escolar no Amapá

Por Marcio Bezerra
26/11/2025 11h05
Capacitação de multiplicadores Marco de Gestão Escolar ocorre no auditório da Seed, em Macapá

O Governo do Estado do Amapá iniciou, nesta terça-feira, 25, a capacitação de profissionais da educação que irão atuar como multiplicadores do novo Marco de Gestão Escolar (MdGE), documento inédito lançado e considerado o primeiro da Amazônia voltado exclusivamente para orientar o perfil e as competências do gestor escolar na rede estadual.

A formação ocorre na Secretaria de Estado da Educação (Seed) e reúne técnicos de diversos setores que, a partir de 2026, serão responsáveis por preparar todos os diretores e diretoras das escolas estaduais. O objetivo é fortalecer a administração pública escolar, padronizar práticas e garantir que as unidades de ensino funcionem conforme critérios unificados de liderança, planejamento e gestão.

Cleiberton Souza, coordenador de Educação Básica e Profissional da Seed

“Estamos no processo de lançamento do Marco de Gestão, documento construído ao longo de 2025 por técnicos da Secretaria de Educação, com base em pesquisas, análises e com apoio do Centro Lemann. Hoje estamos formando os técnicos que serão formadores de diretores. A proposta é que, em 2026, todos os diretores passem por um ciclo de formação”, compartilhou Cleiberton Souza, coordenador de Educação Básica e Profissional da Seed.

Cleiberton destacou ainda que o marco representa um avanço histórico: “É o primeiro documento desse tipo lançado na Amazônia. O Amapá se torna referência para os demais estados do Norte.”

O Marco de Gestão Escolar define um conjunto de competências organizadas em cinco dimensões: gestão pedagógica, gestão de processos, gestão de pessoas, gestão da comunidade e gestão administrativa e financeira.

A líder do projeto “Estados” do Centro Lemann, Ana Paula Bastos, reforçou que o marco foi construído com a participação direta de gestores da rede estadual.

Ana Paula Bastos, líder do projeto “Estados” do Centro Lemann

“Estamos apoiando o Amapá na criação e no aprimoramento de suas políticas de gestão escolar. O Marco de Gestão foi construído com as vozes dos diretores amapaenses. Agora aprofundamos com a equipe da Seed como esse documento orienta a formação e o desenvolvimento de lideranças educacionais”, disse Ana Paula.

Renato Oliveira, Analista de Projetos do Centro Lemann, que estava ministrando as orientações, explicou que a formação de formadores foi planejada para alinhar conceitos e práticas entre técnicos da Seed de diferentes áreas.

Renato Oliveira, Analista de Projetos do Centro Lemann

“A Seed selecionou técnicos que estão participando da primeira formação de formadores voltada ao novo Marco de Gestão. Estamos garantindo que todos entendam o propósito do documento e como ele orienta o trabalho dos diretores, considerando o contexto amazônico”, frisou.

O Analista informou que o MdGE será institucionalizado e disponibilizado à rede: “A Secretaria vai normatizar o documento por portaria. O documento será a cartilha do diretor. Todos terão acesso, digitalmente ou por meio das formações, para compreender responsabilidades, competências e habilidades esperadas do gestor escolar.”

A formação de formadores continuará ao longo das próximas semanas. O ciclo de formação dos diretores começa em 2026, e o Marco de Gestão será institucionalizado e distribuído para todas as escolas. A finalidade é consolidar um modelo de gestão escolar mais efetivo, integrado e alinhado às necessidades da rede pública do Amapá.

Lançamento oficial do Marco de Gestão Escolar

O Marco de Gestão Escolar foi lançado na segunda-feira, 24, em evento na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP), em Macapá. Mais de 200 pessoas participaram, entre diretores, adjuntos, autoridades e representantes do setor educacional.

O documento foi elaborado por um Grupo de Trabalho da Seed, com assessoria técnica do Centro Lemann. O processo envolveu estudos, debates e consulta pública, resultando em um guia que servirá de referência para seleção de novos diretores, formação continuada de gestores, acompanhamento pedagógico e desenvolvimento organizacional das escolas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação