Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENCONTRO DAS PROFISSÕES

Encontro das Profissões aproxima estudantes da Escola Gabriel Almeida Café do mundo do trabalho

Ação envolve cerca de 2,3 mil estudantes com testes vocacionais, palestras e orientação sobre cursos e carreiras e segue até nesta quarta-feira, 26.

Por Breno Pantoja
26/11/2025 11h24
A programação oferece aos estudantes acesso direto a informações sobre cursos, áreas de atuação, bolsas, financiamentos e exigências do mercado de trabalho

A Escola Estadual Professor Gabriel Almeida Café reuniu, nesta semana, mais de 2,3 mil estudantes do ensino médio e da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma programação dedicada a orientar escolhas profissionais e ampliar horizontes para o futuro. O Encontro das Profissões 2025 mobiliza jovens dos três turnos em atividades práticas, testes vocacionais, rodas de conversa e visitação aos estandes de instituições de ensino superior.

A iniciativa segue até esta terça-feira, 26, e reforça o compromisso da Secretaria de Estado da Educação (Seed) do Governo do Estado em fortalecer a orientação profissional dentro das escolas, oferecendo aos estudantes acesso direto a informações sobre cursos, áreas de atuação, bolsas, financiamentos e exigências do mercado de trabalho.

O Encontro das Profissões 2025 mobiliza jovens dos três turnos em atividades práticas, testes vocacionais, rodas de conversa e visitação aos estandes de instituições de ensino superior

O diretor adjunto da escola, Natanael Pereira Isacksson, destacou que o evento foi planejado para garantir que todos os alunos tivessem contato com informações fundamentais para a construção de seus projetos de vida.

O diretor adjunto da Escola Gabriel de Almeida Café, Natanael Isacksson

“Estamos realizando, ao longo de dois dias, o Encontro das Profissões para todos os alunos da escola, incluindo as turmas do ensino médio regular e da EJA. Convidamos instituições públicas e privadas para orientar sobre cursos e possibilidades no ensino superior. Ao todo, 58 turmas, mais de 2 mil alunos estão participando, e a ideia é que cada jovem saia daqui mais preparado para decidir qual profissão deseja seguir após concluir o ensino médio”, explicou Isacksson.

O evento contou com a participação de instituições como a Universidade da Amazônia (Unama), responsável pelos testes vocacionais, e do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), que ministrou palestras sobre carreira, primeiro emprego, estágios e competências profissionais. Instituições como Universidade Federal do Amapá (Unifap), Universidade Estadual do Amapá (Ueap), Universidade Aberta do Brasil (UAB), Anhanguera, Meta, Estácio Seama e Madre Tereza também marcaram presença com estandes que apresentaram cursos, bolsas, projetos e áreas de atuação.

Coordenadora do Encontro das Profissões, a professora Kátia Souza reforçou que a ação foi pensada para suprir dúvidas comuns entre os estudantes.

A professora de Educação Física e Coordenadora do Projeto Encontro das Profissões, Kátia Souza

“Muitos alunos ainda não sabem qual profissão querem seguir e, por isso, organizamos uma programação que apresentasse as possibilidades de formação aqui mesmo no estado. Eles conhecem os cursos, valores, duração e áreas de atuação, além de entenderem melhor o mercado de trabalho. Buscamos evitar que o estudante entre em um curso superior e desista por falta de identificação. A ação envolve toda a escola cerca de 2.300 alunos garantindo que todos tenham acesso à orientação profissional”, destacou Kátia.

Para muitos jovens, essa foi a primeira oportunidade de conversar diretamente com instituições e profissionais das áreas que pretendem seguir.

Para Sammya Balieiro, do 1º ano, a experiência trouxe mais clareza sobre o futuro.

“Achei o projeto muito importante porque ajuda a gente a entender melhor o que pode fazer depois do ensino médio. Eles explicaram valores, formas de ingresso e muita coisa que a gente não sabia. Isso dá mais segurança para decidir”, avaliou a estudante. 

A estudante Sammya Balieiro

A estudante Sarah Costa, também do 1º ano, destacou como o evento ampliou sua visão sobre novas carreiras.

“O evento mostra o que a gente pode estudar e quais áreas existem. Conhecemos informações sobre enfermagem, veterinária e outras profissões. Isso ajuda a gente a descobrir o que tem vontade de seguir”, relatou.

Estudante Sarah Costa

O Encontro das Profissões reforça o papel da Escola Gabriel Almeida Café na formação integral dos estudantes, incentivando decisões mais conscientes, qualificadas e alinhadas às expectativas de cada jovem.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação