Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO ESPECÍFICA

Governo do Amapá inicia construção da Escola Indígena Yvyraretá após 17 anos de luta do povo Wajãpi

Início das obras marca momento histórico para a educação indígena e cumpre compromisso assumido pelo governador Clécio Luís com as lideranças tradicionais.

Por Breno Pantoja
26/11/2025 11h45
Avanço nasce de compromissos firmados pelo governador Clécio Luís durante a Assembleia Geral dos Povos Indígenas Wajãpi

O povo Wajãpi vive um dos capítulos mais importantes de sua trajetória recente: o início da construção da Escola Indígena Estadual Yvyraretá, sonho defendido há 17 anos e consolidado agora com a chegada da equipe técnica do Governo do Amapá ao território. A missão interinstitucional reuniu servidores das secretarias de Estado da Educação (Seed), Infraestrutura (Seinf), Justiça e Segurança Pública (Sejusp), do Grupo Tático Aéreo (GTA) e representantes da empresa contratada para executar a obra, iniciada no dia 14 de novembro.

O avanço nasce de compromissos firmados pelo governador Clécio Luís durante a Assembleia Geral dos Povos Indígenas Wajãpi, realizada em junho deste ano, ocasião em que o Estado assumiu ações voltadas ao fortalecimento da educação e autonomia das comunidades. Entre elas: a reconstrução de quatro unidades escolares, a inserção de professores indígenas no Sistema Modular de Ensino Indígena (Somei), oficinas para a construção do Projeto Político-Pedagógico Indígena (PPPI) e a criação da Escola Yvyraretá último compromisso que ainda estava pendente.

Servidores embarcaram no território indígena para dar início as obras da construção da Escola

A luta pela escola atravessou gerações e tem origem na liderança do Cacique Matapi, que dedicou a vida à defesa da educação indígena. Mesmo após seu falecimento, o legado permaneceu vivo entre as aldeias e nas lideranças que seguiram mobilizadas. Em respeito a essa história, o governador determinou, ainda durante o Abril da Resistência, o envio de uma equipe preliminar formada pelo Núcleo Indígena da Seed, pela Coordenadoria de Educação Específica e pela Seinf, com apoio do diretor Evilázio Ribas e de lideranças locais etapa fundamental para viabilizar a implantação da obra.

O Coordenador de Educação Específica da Seed, Emerson Ramos, destacou que a construção da escola é fruto de trabalho coletivo. 

O Coordenador de Educação Específica da Seed, Emerson Ramos

"Trata-se de um momento histórico para o povo Wajãpi. Muito se discutiu nessas quase duas décadas, mas nunca se efetivava. Algumas empresas desistiram em decorrência da logística necessária, porém o governador Clécio assumiu o compromisso e graças a um trabalho coletivo estamos conseguindo executar", destacou Emerson. 

O início da construção representa a continuidade de um projeto coletivo que atravessou quase duas décadas e que agora se torna real por meio da união de instituições e da determinação dos Wajãpi. O processo envolve parceria da Seed, Seinf, Sejusp, GTA, Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi), Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Instituto de Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepé), Conselho das Aldeias Wajãpi (Apina), além das lideranças tradicionais.

A Escola Yvyraretá nasce como marco inédito para a educação indígena no Amapá e reafirma o compromisso do Governo do Estado com políticas públicas construídas em diálogo e respeito aos povos originários.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!