Com o apoio do Governo do Estado, Cacique de Ramos e sambistas amapaenses são as atrações do aniversário de 39 anos da UNA, em Macapá
A celebração desta terça-feira, 25, contará também com shows de sambistas locais no Centro de Cultura Negra do Amapá Raimundinha Ramos, no Bairro do Laguinho.
Colaboração: Talismã Comunicação
Os 39 anos da União dos Negros do Amapá (UNA) serão celebrados com shows de sambistas locais e com a participação do renomado Cacique de Ramos, tradicional agremiação carioca que há mais de 60 anos promove rodas de samba, revela talentos e reúne sambistas de todas as gerações. A festa acontece na terça-feira, 25, no Centro de Cultura Negra do Amapá (CCNA) Raimundinha Ramos, com apresentações também dos grupos Pagodelas, Os Moreiras, Samba News e de Jorginho do Cavaco, com o espetáculo Samba de Jorge.
A comemoração integra a programação do 30º Encontro dos Tambores, que celebra o Mês da Consciência Negra. O evento é promovido pela UNA e pelo Instituto Língua Solta, com apoio do Governo do Estado do Amapá (GEA). A proposta é transformar o aniversário da UNA, o movimento afrodescendente organizado mais antigo do Amapá, em um grande encontro, unindo a tradição e sonoridade do Cacique de Ramos aos sambistas amapaenses, que ao longo das décadas se consolidaram como celeiro de carnaval de escolas de samba e do samba raiz.
Caciqueando
O Cacique de Ramos ganhou projeção nacional com Beth Carvalho nos anos 1970 e, desde então, revelou talentos como Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho, Almir Guineto, Jorge Aragão, Marquinhos Satã, Sombrinha e Jovelina Pérola Negra, entre outros instrumentistas e compositores. A agremiação também inovou em rodas de samba, introduzindo instrumentos como o tantã e o repique de mão.
Sambistas do Amapá
Jorginho do Cavaco é um sambista amazônida conhecido pela versatilidade, transitando de Cartola a Alexandre Pires, mas o principal show é o Samba de Jorge. Pagodelas, grupo feminino, se destaca pelo repertório vibrante e pela empatia com o público. Os Moreiras, ecléticos, transitam entre pagode e clássicos da MPB, reinterpretando grandes sucessos. Já Samba News, grupo jovem do Laguinho, promete trazer samba e pagode com energia e força juvenil.
30º Encontro dos Tambores
O evento, iniciado em 15 de novembro, valoriza a cultura afro no Amapá, abrangendo música, religiosidade, empreendedorismo, ritmos tradicionais como batuque e marabaixo, além de beleza, moda e educação, com palestras e rodas de conversa. O encontro reflete os costumes enraizados no estado, que possui cerca de 70% da população com origem afro.
Além dos shows, a festa de 39 anos da UNA contará com parabéns e corte do bolo, além de rodas de capoeira e marabaixo. A programação cultural começa às 18h, com os shows de samba e pagode a partir das 21h.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!