Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROTAGONISMO ESTUDANTIL

1.300 estudantes do Amapá participam de evento internacional voltado para futuros desafios do mercado de trabalho

Estado é um dos seis do país a receber o NAUFest 4.0, que combina atividades presenciais com experiências virtuais para a juventude.

Por Joyce Batista
18/09/2025 12h40
Programação estimula o empreendedorismo e o futuro das profissões

Cerca de 1.300 estudantes de 15 escolas estaduais do Amapá participam nesta quinta-feira, 18, do NAUFest 4.0, em Macapá. O evento é realizado em seis capitais brasileiras, para incentivar o empreendedorismo e preparar os jovens para os desafios do mercado de trabalho. As atividades ocorrem ao longo do dia na sede do Sebrae, no bairro Laguinho.

Durante o evento, os estudantes participam de palestras e workshops com empresários e especialistas locais, nacionais e internacionais, além de vivenciarem experiências virtuais e imersivas, com momentos de interação e reflexão. O objetivo é apresentar aos jovens diversas possibilidades de carreira e também estimular ideias criativas que possam se transformar em negócios.

Evento visa preparar os jovens para o mercado de trabalho

Segundo a secretária-adjunta de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Danielle Dias, este é o segundo ano consecutivo em que o estado recebe o evento, que conta com o apoio do Governo do Amapá. A iniciativa soma-se a outros programas locais de protagonismo estudantil, como o Jovem Governador, os grêmios estudantis, o Jovem Senador e o Parlamento Juvenil do Mercosul, entre outros.

"É com muita alegria que a Seed apoia este evento. Estamos com nossos alunos do 1º e 2º anos do ensino médio, que vão participar de uma programação ampla, ligada a temas relevantes como protagonismo juvenil, mercado de trabalho, inteligência artificial e sustentabilidade. Além disso, o evento chama a atenção para questões sociais importantes, tudo pensado para a formação dos estudantes como futuros trabalhadores, cidadãos e pensadores”, afirma Danielle.

Danielle Dias, secretária-adjunta de Políticas Educacionais da Seed

A iniciativa conta com a participação de estudantes como Eduarda Valle, de 15 anos, aluna do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Alexandre Vaz Tavares, em Macapá. Para ela, é inspirador aprender com pessoas experientes no mercado de trabalho e ser incentivada a se preparar para o futuro.

Eduarda Valle, de 15 anos, participa do NAUFest 4.0

“Acho muito importante para nós entendermos melhor, nos conscientizarmos e compreendermos o que a tecnologia pode trazer de positivo para o nosso futuro. Quero fazer Medicina e, atualmente, a tecnologia está muito voltada para essa área, ajudando cada vez mais. Ter um evento como este é ótimo, pois nos ajuda a enxergar melhor as possibilidades”, diz Eduarda.

Entre essas possibilidades está o uso da inteligência artificial em diversas profissões, o que chamou a atenção da estudante Isabelle Vicente, de 16 anos, também aluna do 1º ano do ensino médio, da Escola Estadual Augusto Antunes, em Santana.

“Estou achando muito interessante, porque a inteligência artificial faz parte do nosso futuro, e já está presente no nosso dia a dia. Acho que essas palestras são ótimas para nos fazer pensar no futuro e ajudar a escolher com o que queremos trabalhar”, comenta Isabelle.

Estudante Isabelle Vicente, de 16 anos

O NAUFest é promovido pela Junior Achievement (JA), uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo, presente em mais de 100 países. No Brasil, esta edição também será realizada em Curitiba, Vitória, Recife, Brasília e Salvador.

“Falar de empreendedorismo é falar de geração de emprego e renda. Quem aqui não tem um sonho?! E esse sonho, muitas vezes, passa por empreender, só que muita gente ainda não sabe disso. O evento planta essa semente. Dentro das escolas, esse tema ainda é pouco abordado, porque não faz parte do currículo escolar, mas nós vamos mostrar, na prática, como esse empreendimento, como esse sonho pode se tornar realidade”, explica o presidente do Conselho da JA Amapá, Otaciano Júnior.

Presidente do Conselho da JA Amapá, Otaciano Júnior

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação