Servidores do Governo do Amapá acompanham avanço das obras do Parque Tecnológico e da Residência Oficial, com entrega prevista até 2026
Durante a visita, técnicos responsáveis pelas obras apresentaram detalhes sobre as etapas já executadas, os investimentos aplicados e os benefícios esperados para a população.
Na manhã desta sexta-feira, 19, servidores do Governo do Amapá realizaram uma visita técnica a duas obras estratégicas para o estado: o Parque Tecnológico e a Residência Oficial, ambas em construção, com previsão de conclusão até 2026.
A agenda teve como objetivo acompanhar o andamento dos trabalhos, verificar o cumprimento do cronograma e conhecer de perto as estruturas que irão fortalecer a inovação, a gestão pública e a representatividade institucional.
“Essa visita é muito importante para podermos acompanhar de perto o avanço de duas obras estratégicas para o Amapá. O Parque Tecnológico representa um investimento no futuro, na inovação, na geração de oportunidades e no fortalecimento da nossa economia. Já a Residência Oficial é um espaço institucional que vai garantir mais estrutura e representatividade ao Governo do Estado. Nosso compromisso é assegurar que tudo seja executado com qualidade, transparência e dentro do prazo, para que a população possa colher os resultados desses investimentos a partir de 2026”, destacou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec), Edivan Andrade.
Durante a visita, técnicos responsáveis pelas obras apresentaram informações sobre as etapas já executadas, os investimentos aplicados e os benefícios esperados para a população. O Parque Tecnológico deve impulsionar o desenvolvimento científico e econômico do Amapá, enquanto a Residência Oficial será destinada a atividades institucionais e de representação do Governo do Estado.
Parque Tecnológico
Inicialmente idealizado como um hub de inovação, o Parque Tecnológico do Amapá está sendo construído no prédio do antigo Macapá Hotel, no Centro da capital. A implantação do espaço visa fomentar a economia e o desenvolvimento econômico, com incentivo a empresas criativas e startups.
As obras são executadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) e integram o Plano de Governo, atribuindo uma nova função social ao espaço histórico. Iniciada em 2024, a obra segue em ritmo acelerado, com previsão de conclusão para o segundo semestre de 2026.
A proposta foi aprovada na Chamada Pública de Parques Tecnológicos, garantindo um investimento de R$ 8,17 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Os recursos serão destinados à gestão, manutenção e estruturação do Parque Tecnológico do Amapá, fortalecendo o ecossistema de inovação e pesquisa no estado.
Residência Oficial do Estado
A Residência Oficial do Amapá está sendo transformada no Parque Residência, um novo espaço público voltado ao lazer, à cultura e ao turismo em Macapá. O local funcionará como ponto de encontro da população, com exposições históricas, como a antiga aeronave do governo e um vagão de trem, praça de alimentação, áreas verdes e quiosques. O projeto abre ao público um espaço que permaneceu fechado por anos, transformando-o em um centro de convivência e valorização da história amapaense.
No local também será desenvolvido o projeto “Salvaguarda da Memória do Macapá Hotel e da Residência Oficial do Estado”, que tem como principal objetivo preservar e valorizar o patrimônio histórico e cultural do Amapá. A iniciativa permitirá que novas gerações conheçam e compreendam a história local por meio da preservação de bens imóveis, objetos e documentos que pertenceram a ex-governadores, vice-governadores, governadoras e vice-governadoras que administraram o estado ao longo dos anos.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!