Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIREITOS HUMANOS

Balanço 2025: Governo do Amapá consolida ações e reforça compromisso com políticas inclusivas

As Ações reforçam o compromisso do governo com a inclusão e o enfrentamento às desigualdades.

Por Gian Pantoja
19/12/2025 12h00
Estado apresenta novas instâncias de articulação e controle social no campo dos Direitos Humanos

Instituída no início deste ano, a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos (Sedih) vem consolidando a atuação por meio de diversas iniciativas que fortalecem o compromisso do Governo do Amapá com políticas públicas inclusivas e de proteção social.

Fortalecendo os mecanismos de diálogo com a sociedade e ampliando os canais de participação popular, a gestão anunciou a criação do Conselho, do Fórum e do Sistema Estadual de Direitos Humanos https://agenciaamapa.com.br/noticia/33051/governo-do-amapa-anuncia-criacao-de-conselho-forum-e-sistema-estadual-de-direitos-humanos assegurando que políticas públicas sejam formuladas e executadas com participação da sociedade e respeitando à diversidade.

Para nortear as principais ações, metas e diretrizes da política de direitos humanos, o estado conclui até 2030 o plano estratégico https://agenciaamapa.com.br/noticia/31133/governo-do-amapa-conclui-plano-estrategico-que-norteia-acoes-dos-direitos-humanos-em-macapa

O secretário da Sedih, Richard Madureira, destaca que, sob a direção do governador Clécio Luís, o executivo amapaense reafirma o compromisso com a transversalidade das políticas de direitos humanos, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Em 2025, o Amapá celebra avanços significativos, como a conclusão do Plano Estratégico de Direitos Humanos (vigente até 2030), coordenado pela Sedih em parceria com a Escola de Saberes Públicos (ESAP)”, pontuou o secretário.

Documento orientador das políticas de Direitos Humanos é concluído em Macapá

Com foco na escuta ativa, a Caravana dos Direitos Humanos do Amapá promoveu um espaço de diálogo plural, democrático e participativo nos dezesseis municípios, com início no extremo norte do Estado, https://agenciaamapa.com.br/noticia/32735/caravana-dos-direitos-humanos-do-amapa-inicia-no-oiapoque-para-ouvir-populacao-e-levar-demandas-a-conferencia-estadual em evento ocorrido no Museu Kuahí, no Oiapoque.

Caravana dos Direitos Humanos começa no extremo norte, em Oiapoque

Para celebrar a diversidade, uma grande festa marcou os 25 anos da Parada do Orgulho LGBTQIA+. https://agenciaamapa.com.br/noticia/31447/com-apoio-do-governo-do-amapa-celebracao-dos-25-anos-da-parada-do-orgulho-lgbtqia-reune-milhares-de-pessoas-em-macapa A programação contou ainda com a Feira da Diversidade, exposições de moda, gastronomia, arte e autocuidado. Apresentações culturais de música, dança, poesia e performances de coletivos e artistas locais completaram as atrações.

Milhares de pessoas celebram diversidade e inclusão nos 25 anos da Parada do Orgulho LGBTQIA+em Macapá

Durante a maior Expofeira de todos os tempos, um plano integrado reforçou o cuidado com as crianças e adolescentes. https://agenciaamapa.com.br/noticia/31818/plano-integrado-reforca-cuidado-com-criancas-e-adolescentes-com-uso-de-pulseiras-de-identificacao-na-54-expofeira-do-amapa Instituições de governo garantiram medidas de proteção e acolhimento durante o evento.

Para fechar as atividades deste primeiro ano de criação da Sedih, 24 delegados, entre representantes da sociedade civil e do poder público, estão representando o Amapá na 13ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos (ConDH), em Brasília.

A ConDH constitui-se como um espaço estratégico para a escuta ativa das demandas históricas e emergentes da população brasileira, sobretudo de grupos em situação de vulnerabilidade: povos indígenas; quilombolas; povos e comunidades tradicionais de matriz africana; população negra; pessoas com deficiência; mulheres; pessoas LGBTQIA+; e população privada de liberdade.

Amapá tem 24 delegados na 13ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos, em Brasília

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!