Governo do Amapá participa de evento pré-COP sobre Sociobioeconomia e Biodiversidade na Amazônia, em Oiapoque
O encontro iniciou na terça-feira e vai até hoje, com a participação de especialistas, gestores públicos, comunidade científica e representantes locais.

O Governo do Amapá participa do workshop Sociobioeconomia e Biodiversidade na Pan-Amazônia Oriental. O evento ocorre na cidade de Oiapoque, na fronteira norte do estado.
Segundo a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap), o encontro reúne especialistas, gestores públicos, membros da comunidade científica e representantes locais para discutir estratégias de fortalecimento da sociobioeconomia e da conservação da biodiversidade na região da Pan-Amazônia Oriental. O objetivo é integrar o conhecimento científico, as práticas tradicionais e as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável, valorizando os recursos naturais, as populações locais e o potencial econômico da floresta.
O diretor-presidente da Fapeap, Gutemberg Silva, ressaltou a importância da participação do estado nessas discussões, considerando que o Amapá é o estado mais preservado do Brasil e precisa ser ouvido nessas pautas:
“O Amapá é de fundamental importância nessas mesas de diálogo, pois temos um grande potencial a ser explorado, mas essa exploração precisa ser responsável. Reunir, em um evento, a gestão pública, a comunidade acadêmica e, claro, os representantes locais, demonstra nosso compromisso com o desenvolvimento econômico da região, aliado ao cuidado com a preservação”, pontuou.

O gestor também comentou sobre a preparação do estado para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 30, prevista para ocorrer entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, em Belém do Pará:
“O Amapá está se preparando muito bem para participar da COP 30, e não será uma participação como mero ouvinte, e sim como um estado protagonista. Já demos aula ao mundo sobre preservação e, agora, com os olhos do mundo voltados para nós, temos a oportunidade de mostrar nosso potencial para o desenvolvimento econômico, melhorando a vida de todas as pessoas que vivem em nossa região”, afirmou Silva.
A iniciativa faz parte da chamada Workshops Trinacionais da Iniciativa Amazônia+10, realizada em parceria com a Embaixada da França no Brasil e o Centro Franco-Brasileiro da Biodiversidade Amazônica (CFBBA), consolidando um espaço de cooperação internacional e científica.
A participação do Governo do Amapá reafirma o compromisso da gestão com a ciência, a inovação e a sustentabilidade, fortalecendo o diálogo entre o conhecimento científico, as comunidades tradicionais e as políticas públicas para um futuro sustentável da Pan-Amazônia.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!