Governo do Amapá empossa novos membros do Conselho Estadual de Meio Ambiente
Passam a ocupar o cargo 25 novos conselheiros. Destes, 12 são representantes da sociedade civil que irão atuar no biênio 2025/2026.

Nesta segunda-feira, 15, o governador do Amapá em exercício, Teles Júnior, concedeu posse aos novos membros do Conselho Estadual de Meio Ambiente, Uso Sustentável dos Recursos Naturais e Mudanças do Clima (Coema). A cerimônia foi realizada na Sala de Colegiados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em Macapá. Os novos conselheiros irão atuar na gestão que tem duração de dois anos (biênio 2025/2026).
FOTOS: Governo do Amapá empossa novos membros do Conselho Estadual de Meio Ambiente
Em sua fala inicial, Teles Júnior, ressaltou que o evento marca uma redefinição do Conselho e pontuou a atuação participativa dos segmentos nas tomadas de decisões e a importância da responsabilidade do órgão para a economia do estado.
“Nós estamos redefinindo a composição do Conselho, onde os órgãos de política econômica e outros segmentos também passam a fazer parte do Coema. E, essa reformulação tem como base o novo Código de Governança Socioambiental que garante ao Conselho o mesmo peso para a preservação do meio ambiente, como também para a necessidade de geração de emprego e renda, sobretudo, para a população mais carente. Então, hoje, é um dia importante que marca um grande avanço para a política pública e ambiental do Amapá”, enfatizou o governador em exercício.

Para a conselheira Jozineide de Araújo, representante dos povos quilombolas, fazer parte do Conselho de Meio Ambiente demonstra o compromisso do Governo do Estado em dar voz para quem tem muito a contribuir com as agendas ambientais.

“Dar voz para as nossas comunidades reforça o respeito para com os povos tradicionais, além disso tratar dessas questões participativas impulsionam o desenvolvimento com responsabilidade ambiental. Num momento em que muitas atividades começam a se expandir no estado é muito importante esse equilíbrio que respeita os limites do meio ambiente e as populações tradicionais”, declarou Jozineide.
No total, foram empossados 25 conselheiros, entre titulares e suplentes, representando o poder público, entidades ambientalistas, povos originários, comunidades quilombolas, extrativistas, ribeirinhos, pescadores, profissionais artesanais e produtores rurais. O edital lançado no dia 14 de maio ofertou uma vaga para cada segmento. Os novos membros têm a missão de fazer cumprir a Política Estadual de Meio Ambiente, que é formada por seus representantes conforme estabelece o Novo Código de Governança Socioambiental.

“Vivemos um marco na política ambiental do Amapá, pela primeira vez nós vamos ter conselheiros representantes dos povos quilombolas, pescadores, extrativistas, povos originários. Então, assim, nós temos hoje um órgão muito mais representativo da população, pois através deles se decide políticas ambientais para todo o estado e, a partir de agora, esses novos conselheiros começam a atuar decidindo e deliberando sobre as nossas diretrizes ambientais”, destacou a secretária de Estado de Meio Ambiente, Taisa Mendonça.
Sobre o Coema
O Conselho Estadual de Meio Ambiente, Uso Sustentável dos Recursos Naturais e Mudança do Clima (Coema), é presidido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, é o órgão de natureza consultiva, normativa e deliberativa, com a finalidade de assessorar, estudar e propor as diretrizes da política governamental para o meio ambiente e os recursos naturais, bem como deliberar e regulamentar assuntos de interesse ambiental, conforme competência definida no artigo 12, da lei complementar nº 0169/2025.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!