Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Coordenada pela Fundação de Saúde, UPA Zona Sul garante assistência tranquila durante 54ª Expofeira do Amapá

Plantão reforçado registrou número de atendimentos até abaixo da média diária da unidade de 220 pacientes.

Por Redação
12/09/2025 17h00
Durante a 54ª Expofeira do Amapá, a UPA funcionou como ponto estratégico de suporte médico

Durante a 54ª Expofeira do Amapá, a Unidade de Pronto Atendimento Dr. Gilson Rocha (UPA Zona Sul), coordenada pela Fundação de Saúde Amapaense em Macapá, funcionou como ponto estratégico de suporte médico e manteve o atendimento dentro do plano de contingência, registrando até menos pacientes do que a média diária de 220.

Na abertura do evento, no sábado, 30, foram 183 atendimentos. Já no doming, 31, o número caiu para 160. O maior movimento ocorreu na segunda-feira, 1º de setembro, com 244 pacientes, seguido de 212 na terça-feira, 2 e 201 na quarta-feira, 3. Nos demais dias, a procura seguiu abaixo da média: 174 na quinta-feira, 4, 180 na sexta-feira, 5, 184 no sábado, 6, e no encerramento, no domingo, 7, apenas 147 atendimentos. A maioria dos casos foi de baixa complexidade.

Para garantir segurança e agilidade, a UPA reforçou a escala com cinco médicos por turno, farmácia abastecida, equipes preparadas e uma ambulância à disposição dos visitantes e moradores da região.

Willian Meguins, gerente administrativo da UPA

“Durante o período da Expofeira houve dias até muito abaixo da nossa média. Por exemplo, no domingo registramos apenas 147 atendimentos. A UPA Zona Sul esteve pronta o tempo todo para que a diversão seguisse tranquila e segura”, destacou o gerente administrativo da UPA, Willian Meguins.

Há mais de um ano sob a administração da Fundação de Saúde Amapaense, a UPA Zona Sul é referência em urgência e emergência na capital. Classificada como unidade de médio porte, conta com 4 leitos para adultos, 4 infantis e 2 na Sala Vermelha, com atendimento 24 horas. 

A estrutura dispõe de consultórios, salas de hidratação e medicação, sala amarela (casos moderados) e sala vermelha (casos críticos), além de núcleo de regulação, farmácia, laboratório e outros setores de apoio. Também oferece exames laboratoriais, raio-X, eletrocardiograma, consultas médicas e suporte para sintomas como febre alta, falta de ar, dores no peito e cólicas renais.

Para garantir segurança e agilidade, a UPA reforçou a escala com cinco médicos por turno

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá! 

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30 de agosto, e seguiu até o domingo, 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento foi a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve ultrapassar cerca de R$ 1 bilhão em negócios.

A programação foi diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Estratégias de atendimento de urgência e emergência também foram ampliadas. A feira sediou a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.

Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, senador pelo Amapá, Randolfe Rodrigues, do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Goés, e da Cervejaria Império. O evento recebeu shows nacionais gratuitos ao público.

Confira como foram os shows da 54ª Expofeira do Amapá:

30 de agosto (sábado): Calcinha Preta e Limão com Mel
31 de agosto (domingo): Ivete Sangalo
1º de setembro (segunda): rock cristão com Rosas de Saron
2 de setembro (terça): noite gospel com Cassiane e Maria Marçal
3 de setembro (quarta): Alexandre Pires
4 de setembro (quinta): Henrique & Juliano e DJs KVSH e Liu
5 de setembro (sexta): forró piseiro de Léo Foguete e Manu Bahtidão
6 de setembro (sábado): Xand Avião e Festival das Aparelhagens
7 de setembro (domingo): Jorge & Mateus

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde