Governo do Amapá fortalece saúde pediátrica com hemodiálise na nova UTI do Hospital da Criança e do Adolescente
Moderno equipamento foi utilizado pela primeira vez no sábado, 6, num atendimento emergencial a um adolescente de 13 anos, com síndrome nefrótica.

Ao entregar a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), no início de julho, o Governo do Amapá também investiu em equipamentos modernos, ampliando a assistência de alta complexidade como a hemodiálise à beira leito, essencial quem precisa filtrar o sangue quando os rins não funcionam.
O novo equipamento foi utilizado pela primeira vez no sábado, 6, num atendimento emergencial a um adolescente de 13 anos, transferido do Hospital de Emergência (HE) com síndrome nefrótica e edema agudo de pulmão. Uma equipe formada por nefropediatra, médicos e profissionais de enfermagem deu suporte ao procedimento.

O hospital já realizava sessões de diálise, mas contava apenas com um aparelho. Agora, com dois equipamentos de hemodiálise e pontos fixos de atendimento em leitos estratégicos, é possível o tratamento imediato de pacientes graves.

A secretária de Estado da Saúde, Nair Mota, destacou que a unidade está preparada para assistência de alta complexidade, equipada com tecnologia moderna e equipes especializadas.
“Além da hemodiálise, os investimentos do Governo do Estado e a determinação do governador Clécio Luís em priorizar a saúde, ampliaram a capacidade de leitos e cirurgias pediátricas, garantindo que crianças e adolescentes tenham acesso a tratamento de qualidade sem precisar sair do estado”, ressaltou a gestora.

A diretora do Hospital da Criança e do Adolescente, Cleude Rodrigues, reforçou que a nova estrutura fortalece a segurança dos pacientes. Ela acrescentou que a UTI se destaca como referência no atendimento intensivo pediátrico.
“Com a estrutura garantida pelo Governo do Estado, novos equipamentos, habilitação dos serviços e mão de obra qualificada, estamos assegurando atendimento digno às nossas crianças. Todo esse aparato garante a eficiência da única UTI infantil do estado", concluiu a diretora.
Pacientes renais
Na atual gestão do Governo do Estado, a qualificação do atendimento na rede pública de saúde vem recebendo investimento como a entrega, no mês de junho, da primeira enfermaria de hemodiálise instalada dentro do Hospital de Emergência (HE), em Macapá, fundamental no cuidado de pacientes renais crônicos chegam em situação crítica à unidade. A estrutura conta com quatro leitos e foi equipada com modernas máquinas portáteis de hemodiálise.
Em julho, o Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal) também lançou a diálise beira. O novo atendimento representa um avanço significativo na assistência a pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica durante a internação na unidade. Antes, o tratamento por hemodiálise estava restrito às Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e ao setor de Nefrologia Ambulatorial, que fica em outro prédio do complexo do Hcal. Isso exigia a remoção dos pacientes, muitas vezes em estado grave.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!