Governo do Amapá amplia eficiência administrativa com ações estratégicas em 2025
Entre as ações da Sead, estão o aplicativo do Diário Oficial com 195 mil usuários, 114 ações formativas qualificando servidores e o Catálogo Imobiliário reunindo 382 imóveis públicos.
A Secretaria de Estado da Administração (Sead) encerrou 2025 com avanços expressivos nas áreas de capacitação, modernização da gestão pública através da transformação digital e valorização do servidor público. Ao longo do ano, o Governo do Amapá investiu R$ 1.529.274,73 em cursos e formações, resultado da parceria com a Escola de Saberes Públicos (Esap) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Formação que fortalece a gestão pública
Ao todo, foram realizadas 114 ações formativas, entre elas o Curso de Formação para os aprovados no concurso da Gestão Governamental de 2018, etapa essencial para oficializar o ingresso de novos profissionais em áreas estratégicas e reforçar a importância da qualificação contínua no serviço público.
“Nós investimos em formações e contratamos 161 facilitadores do próprio quadro do estado, uma forma de valorizar os nossos servidores. Além disso, os concursados chamados para a gestão passaram por algum tipo de capacitação dentro da Escola de Saberes Públicos. Esse investimento é de grande importância para qualificar e manter um padrão dentro do nosso governo”, destacou a secretária de Estado da Administração, Cinthya.
A Sead também promoveu o 1º Workshop de Procedimentos, reunindo gestores de Recursos Humanos de diversas secretarias. O encontro abordou o alinhamento de práticas jurídicas e administrativas relacionadas ao grupo de transpostos e empregados públicos federais do Ex-Território.
No segundo semestre, o programa “Processos que Transformam” renovou o fôlego da agenda formativa ao envolver equipes da Casa Civil, Seplan e Arsap em uma imersão prática em mapeamento de processos, melhoria contínua e elaboração de Procedimentos Operacionais Padrão (POPs).
“Mais do que teoria, o programa resultou na produção de fluxos e documentos que já estão sendo adotados nos órgãos como referência de padronização e eficiência interna. A iniciativa reforçou a cultura de inovação e integração entre equipes, ampliando a capacidade de resposta da gestão pública”, completou Cinthya.
Modernização: tecnologia, organização e acesso à informação
A agenda de modernização também avançou. Em 2025, a Imprensa Oficial do Amapá celebrou 80 anos, marcados por uma trajetória de evolução da impressão tipográfica às publicações totalmente digitais. Neste ano, o Governo lançou o aplicativo Diário Oficial AP, que já soma 234 edições publicadas e mais de 195 mil usuários. O app facilita a busca por publicações, permite downloads e garante acesso rápido a informações oficiais, o que fortalece a transparência.
Outra iniciativa de destaque foi a atualização cadastral anual dos servidores, realizada integralmente pela internet, pelo Portal do Servidor. O processo obrigatório abrange efetivos, comissionados e federais à disposição, assegurando a organização dos dados funcionais de mais de 37 mil servidores, reduzindo erros e aumentando a eficiência administrativa.
A Sead apresentou ainda a 2ª edição do Catálogo Imobiliário, ferramenta moderna que reúne, em um único documento, informações atualizadas sobre os imóveis públicos do Estado. Composto por 382 unidades com registro, o material traz dados de localização, situação dominial, ocupação, mapas, fotos e indicadores, fortalecendo a transparência e facilitando o planejamento patrimonial.
No campo patrimonial, a Secretaria realizou o 2º Encontro de Gestores de Patrimônio, e reuniu técnicos da administração direta e indireta. O evento destacou melhorias implementadas pelo Sistema Integrado de Gestão Administrativa (SIGA), que trouxe mais agilidade e precisão ao controle patrimonial, consolidou boas práticas e fortaleceu a atuação da rede de gestores públicos.
Gestão e inovação em nível nacional
A Sead coordena no Amapá o Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI). Com a adesão, o Estado se tornou um dos primeiros do país a integrar a iniciativa, assumindo o compromisso de implementar 15 soluções estruturantes nas áreas de compras públicas, gestão de processos, governança digital, transparência, qualificação de servidores e integração de sistemas, como ProPEN, Contrata+Brasil, Transferegov, Balcão Gov.br e Conecta Gov.br.
Desde a assinatura, foram realizadas visitas técnicas, oficinas e alinhamentos para assegurar a implantação das soluções. O balanço preliminar aponta avanços significativos na digitalização de fluxos, padronização de processos, ampliação de capacitações e integração de plataformas, reduzindo retrabalho e aumentando a eficiência administrativa. Assim, o PNGI consolida uma agenda estratégica de modernização e reforça o compromisso do Amapá com uma gestão pública mais ágil, inovadora e centrada no cidadão.
Em nível nacional, o Amapá também se destacou no Congresso Consad de Administração Pública 2025, em Brasília, onde a delegação composta por 27 servidores apresentou sete artigos técnicos sobre experiências bem-sucedidas de modernização na gestão estadual.
“As ações desenvolvidas ao longo do ano consolidam uma administração mais eficiente, transparente e preparada para responder aos desafios de um Estado em constante crescimento, e apontam para 2026 como um ano de novas entregas e avanços”, finalizou Cinthya.
Com resultados que envolvem capacitação contínua, digitalização de serviços, fortalecimento das estruturas administrativas e projeção nacional, a Sead encerra 2025 reafirmando seu papel estratégico na transformação da gestão pública do Amapá.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!