‘Sexta Elas Pescam’: Governo do Estado promove ação de lazer e incentivo à presença feminina na pesca esportiva, na 54ª Expofeira do Amapá
A iniciativa, realizada pela Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura, tem o apoio do Coletivo Elas.

O Governo do Estado promoveu nesta sexta-feira, 5, na 54ª Expofeira do Amapá, o “Sexta Elas Pescam” uma programação especial de lazer e incentivo à pesca esportiva, voltado para mulheres. A iniciativa, que impulsiona e valoriza a presença feminina no segmento, ocorreu no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.
A programação foi realizada pela Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepaq), com o apoio do Coletivo Elas, que é coordenado pela primeira-dama do estado do Amapá, Priscila Flores. As inscrições para participar da pescaria foram feitas a partir da doação de itens de higiene pessoal, como absorventes, escovas de dentes, entre outros, e todo o material recolhido será destinado ao Lar Betânia, que abriga mulheres em situação de vulnerabilidade.

“Hoje é um momento de reunir essas mulheres. A gente já tem mulheres que são pescadoras, então é importante trazê-las também a pesca esportiva e mostrar a união da classe feminina e ainda ajudar uma entidade. Então aqui a inscrição hoje está sendo feita com um kit de higiene pessoal e um kit de absorvente e isso tudo vai ser doado para as meninas lá do Lar Betânia. Então, a gente está unindo a solidariedade com a reunião, o evento e o esporte", destacou a primeira-dama e embaixadora do projeto ‘ELAS’, Priscila Flores.
Durante o evento também houve diferentes ações sociais, como aferição de pressão, cuidados com a saúde, cortes de cabelo, limpeza de pele, massagem, entre outras atividades, para promover o bem-estar feminino, como ressaltou o secretário de Estado da Pesca e Aquicultura, Paulo Nogueira.

"Eu quero agradecer ao governador Clécio Luís por ter criado nossa secretaria de pesca e aquicultura, e agora nós estamos com uma modalidade diferente, já é a terceira edição de troca e pesca, e é com essa novidade de que as mulheres, elas pescam também. Hoje é o dia delas e a nossa primeira-dama também está participando e incentivando essa programação. Isso é muito importante para a gente identificar os pescadores mulheres que estão Amapá e poder fazer um trabalho inclusivo com elas, além do trabalho social que está sendo feito enfatizou o gestor.
A autônoma Ana Maria Lopes, de 54, moradora do Vale Verde, participou da programação e teve sucesso na pescaria. Ela destacou que o momento é uma maneira de proporcionar lazer e integração com outras mulheres.
"Achei muito legal essa iniciativa aqui porque assim podemos nos divertir juntas. A Expofeira sempre traz essas oportunidades de vivermos experiências diferentes. Eu estou adorando, já pesquei dois peixes", declarou Ana Maria.

Quem também não perdeu a oportunidade de estar na pescaria foi a dona de casa Carmem Lúcia da Silva, de 50 anos, moradora do município de Mazagão Novo. Ela veio para veio para a capital só para participar e relatou que estava ansiosa.
"Eu acho que isso é muito importante porque é um momento reservado para nós mulheres. O ano passado não foi assim e esse ano já mudou. Eu estava na expectativa para poder pegar o peixe, vim com esse intuito de pescar para levar para a gente almoçar. Eu já estava na expectativa desde antes de começar, já estava esperando chegar a hora. Então para mim, é uma honra muito grande poder participar hoje aqui”, comentou Carmem Lúcia.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30 de agosto, e segue até este domingo, 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, senador pelo Amapá, Randolfe Rodrigues, do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Goés, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!