Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO RURAL

Mutirão apoiado pelo Governo do Amapá leva cidadania e dignidade para trabalhadoras rurais de Oiapoque

Evento promove inclusão social e facilita acesso a documentos essenciais para mulheres do campo.

Por Rafaela Pereira
21/10/2025 14h30
Mutirão reúne diversos órgãos e serviços para oferecer atendimento gratuito e ágil

A Escola Estadual Nabuco, no município de Oiapoque, recebe a partir desta terça-feira, 21, com apoio do Governo do Amapá, o Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural, uma iniciativa voltada para o fortalecimento da cidadania de mulheres do campo. A ação acontece das 8h às 17h, e no dia 23, último dia da atividade, especificamente na PA Vila do Cassiporé, das 9h às 16h.

O mutirão reúne diversos órgãos e serviços para oferecer atendimento gratuito e ágil, com foco em regularização de documentos, acesso à terra, benefícios sociais e orientações jurídicas, tudo voltado para o público feminino rural, que historicamente enfrenta barreiras no acesso a direitos básicos.

Jorge Rafael Almeida, Diretor-Presidente Amapá Terras à direita de colete

De acordo com Jorge Rafael Almeida, diretor-presidente do Amapá Terras, a ação representa mais do que burocracia, é inclusão.

“Estamos aqui para garantir que essas mulheres tenham acesso ao que é delas por direito. A documentação é a porta de entrada para políticas públicas, para a segurança jurídica da terra e para o empoderamento da trabalhadora rural. É um passo essencial para romper ciclos de invisibilidade no campo”, afirmou.

Durante o evento, serviços como emissão de CPF, RG, carteira de trabalho, orientações sobre INSS, benefícios rurais e regularização fundiária são oferecidos. A iniciativa é também uma oportunidade para as agricultoras esclarecerem dúvidas e se aproximarem das instituições.

Maria Nilza, agricultora

A agricultora Maria Nilza, de 55 anos, tem plantio de açaí, cupuaçu e cacau.

"Eu vim buscar ajuda para regularizar dois lotes, o meu e do meu marido. A gente tem documento de compra e venda, mas queria saber como oficializar. Consegui algumas orientações sobre isso. Só de ter vindo a esse atendimento aqui já é uma vitória. Hoje me sinto respeitada como mulher e trabalhadora rural. Isso muda tudo para a gente.’

O Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural é resultado da articulação entre diversas instituições, com apoio do Governo do Estado e de entidades ligadas à agricultura familiar, direitos humanos e justiça social.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!