Secretaria de Saúde divulga balanço dos primeiros 4 dias de atendimentos na 54ª Expofeira do Amapá
A maioria dos casos são considerados quadros leve, como pressão alta, náusea, vômito e diarreia, geralmente provocados por excessos na alimentação ou bebida.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou, nesta quarta-feira, 3, o balanço dos primeiros quatro dias de atendimentos realizados nos postos fixos e ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) durante a 54ª Expofeira do Amapá. De sábado, 30 a terça-feira, 2, foram 196 atendimentos, desses, 189 são clínicos e 7 de natureza traumática. A maioria dos casos são quadros leves, como pressão alta, náusea, vômito e diarreia, geralmente provocados por excessos na alimentação ou bebida.
A estrutura dos postos inclui macas, cilindros de oxigênio, poltronas reclináveis para medicação, farmácia e aparelhos essenciais como desfibrilador cardioversor e monitor multiparamétrico, fundamentais para suporte em casos de emergência. As equipes são compostas por 25 profissionais, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos.

O esquema de saúde também conta com as equipes e ambulâncias de suporte avançado com UTI móvel e intermediário do Samu e consultas odontológicas e orientações em saúde bucal do programa Mais Sorriso.
A secretária de Estado da Saúde, Nair Mota, destaca que a ampliação do horário reflete o compromisso do Governo do Amapá em garantir segurança e bem-estar à população durante todos os dias da maior feira de negócios sustentáveis da Amazônia.
"O trabalho da saúde tem sido muito intenso na 54ª Expofeira, com uma estrutura bem organizada e ótimos profissionais sempre dispostos a salvar vidas. Essa é uma determinação do nosso governador Clécio Luís, garantir total assistência ao público. Ainda temos muito evento pela frente", pontuou a gestora.

Ampliação dos horários de atendimento
Desde terça-feira, 2, a Sesa ampliou o horário de funcionamento dos serviços de saúde estendendo os atendimentos também durante o dia, garantindo suporte aos empreendedores e trabalhadores que circulam pelo Parque de Exposições da Fazendinha nesse período. Antes, os postos abriam às 18h, e agora iniciam às 8h e seguem até a madrugada com o encerramento da programação diária.
A medida foi adotada após a equipe técnica da Sesa identificar a necessidade de ampliar a cobertura assistencial durante a feira. O plantão é realizado por uma equipe composta por cinco profissionais de saúde e conta ainda com o apoio de uma ambulância a mais, além das duas disponibilizadas pelo Samu, resultado da parceria com o Hospital Estadual Marco Zero.

“No primeiro dia da nova rotina, a equipe realizou cinco atendimentos, sem registro de casos graves. Uma das ocorrências envolveu um senhor de 69 anos, que escorregou no parque por conta da chuva que caiu sobre a capital na tarde de terça-feira. Ele foi atendido pela equipe de plantão, encaminhado à UPA da Zona Sul para exame de raio x e, após ser medicado, retornou ao parque pela mesma ambulância que realizou o socorro", detalha o enfermeiro Gustavo Rabelo, que informou que o paciente passa bem.
Os outros registros, de acordo com a médica de plantão da manhã desta quarta-feira, Ingrid Ribeiro Souza, foram de torção no no tornozelo, dor abdominal, um curativo e uma pessoa com mal-estar.
O esquema de saúde definido pelo Governo do Amapá à Expofeira conta com a retaguarda da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul, Hospital de Emergência de Macapá e Hospital Estadual de Santana.

A maior Expofeira de todos os tempos!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá acontece de 30 de agosto a 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), com o apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, o evento é a maior edição da história, ocupando uma área 46% maior que no ano passado.
Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo Espaço Gastronômico, Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 33%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, preparando o Amapá para a COP30, destacando o desenvolvimento sustentável e economia verde. O evento também recebe shows nacionais gratuitos ao público. Confira a line-up:
- 30 de agosto (sábado): Calcinha Preta e Limão com Mel
- 31 de agosto (domingo): Ivete Sangalo
- 1º de setembro (segunda): rock cristão com Rosas de Saron
- 2 de setembro (terça): noite gospel com Cassiane e Maria Marçal
- 3 de setembro (quarta): Alexandre Pires
- 4 de setembro (quinta): Henrique & Juliano
- 5 de setembro (sexta): forró piseiro de Léo Foguete e Manu Bahtidão
- 6 de setembro (sábado): Xand Avião e Festival das Aparelhagens
- 7 de setembro (domingo): Jorge & Mateus
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!