Balanço 2025: cuidado contínuo e humanizado do Caps Gentileza fortalece saúde mental com mais de 173 mil atendimentos
Unidade teve 20% a mais de pacientes este ano, se consolidando como referência na assistência integral de pacientes em sofrimento psíquico severo e persistente.
O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Gentileza, do Governo do Amapá, registrou um balanço expressivo de 173.636 atendimentos prestados à população em 2025. Os números refletem o cuidado com a saúde mental.
A unidade tem um papel estratégico na Rede de Atenção Psicossocial (Raps), assegurando acompanhamento contínuo, acolhimento qualificado e a promoção da dignidade de pessoas em sofrimento psíquico severo e persistente.
Atualmente, o Caps Gentileza acompanha de forma integral 708 pacientes, um aumento de 20% em relação ao ano anterior, quando 568 usuários foram atendidos pela unidade. O crescimento expressivo evidencia a ampliação do acesso aos serviços e a confiança da população no centro especializado.
Esse avanço é resultado direto dos investimentos do Governo do Amapá na melhoria da estrutura física, no fortalecimento das equipes multiprofissionais e na qualificação permanente do cuidado ofertado com terapias individuais e em grupo, oficinas terapêuticas e assistência domiciliar a usuários e familiares.
Para a diretora do Caps Gentileza, Zênia Gomes, os números refletem mais do que estatísticas, representam vidas acolhidas com respeito e humanidade.
“O Governo do Amapá tem avançado de forma responsável e sensível no cuidado com a saúde mental. Os investimentos realizados permitem que hoje o Caps Gentileza seja um espaço de acolhimento, escuta e tratamento humanizado, onde cada pessoa é vista em sua integralidade e tem sua história respeitada”, destaca a gestora.
Integração social
Além do atendimento clínico e terapêutico, o Caps Gentileza desenvolve ações de integração social como parte fundamental do tratamento. Atividades alusivas a datas comemorativas, como Carnaval e Festa Junina.
Além disso, a unidade participa fortemente de iniciativas sociais como o Janeiro Branco e o Setembro Amarelo, que estimulam a reflexão quanto à saúde mental e acolhimento de pessoas vulneráveis emocionalmente.
Todas as ações têm um propósito maior, especialmente para os pacientes, ao favorecer a integração social e o desenvolvimento de habilidades sensíveis e humanizadas. As atividades envolvem servidores e familiares, promovendo momentos de descontração, alegria e afeto, que contribuem diretamente para o fortalecimento de vínculos e para a reinserção social dos usuários.
“Essas vivências coletivas têm impacto significativo na evolução de muitos casos acompanhados pela unidade, favorecendo a autonomia, a autoestima e o sentimento de pertencimento”, destaca a diretora.
Ao encerrar 2025 com crescimento e resultados concretos, o Caps Gentileza consolida-se como símbolo do compromisso do Governo do Amapá com uma política de saúde mental pública, humanizada e centrada nas pessoas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!