Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Inovações na música, engenharia química e design são destaques do estande da Ueap na 54ª Expofeira do Amapá

Projetos focam em temas como uso de instrumentos musicais com materiais alternativos e produção de fermentado alcoólico de açaí.

Por Luan Rodrigues
03/09/2025 21h13
Estande da Ueap é uma das atrações da 54ª Expofeira do Amapá

Na terça-feira, 2, o estande da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) na 54ª Expofeira trouxe projetos inovadores em diferentes áreas, como Design, Engenharia Química e Música. As iniciativas atraíram o público para o local dentro da maior feira de negócios do Amapá.

Entre as atrações, está o projeto do estudante Lucas Silveira, que desenvolveu produtos com uma impressora 3D, utilizando filamentos produzidos a partir de garrafas Pet. O estudante também já ofereceu um minicurso aberto ao público ensinando a comunidade a desenvolver esses materiais com a ferramenta. Para ele, essa é mais uma iniciativa que pode contribuir com a preservação do meio ambiente.

“Temos o objetivo de desmistificar o uso da Impressora 3D, mostrar que não é tão cara e tão difícil de utilizar como muitas pessoas pensam. Dessa forma, elas podem utilizar para fabricar produtos e, ao mesmo tempo, reutilizar um material que poderia ser descartado de maneira incorreta no meio ambiente“, explicou o estudante.

João Paixão, Lucas Silveira, Jefferson Amaral e Professor Felipe Tavares

Outro trabalho desenvolvido pelo curso de Engenharia Química foi a avaliação de características do fermentado alcoólico de açaí, produzido pelos próprios estudantes. O aluno João Paixão analisou atributos como PH, quantidade de antioxidantes e cinzas, além de testar diferentes temperaturas e tipos de fermentação.

O estudante percebeu que, comparado a vinhos feitos a partir de outras frutas, a bebida apresenta atributos adequados, a partir dos três parâmetros analisados. Além de concluir que a fermentação utilizada em vinhos à temperatura de 18 °C serem os métodos mais eficientes para a produção.

A terceira pesquisa do curso foi realizada pelo aluno Jefferson Amaral e, assim como as outras duas, teve orientação do professor Felipe Tavares. O projeto estudou a resistência de compósitos de polipropileno reciclado e fibra de açaí - as chamadas madeiras plásticas - à ação de raios UVA e a degradação do solo.

O estudante concluiu que o material se tornou menos rígido em relação a essa ação e aumentou sua permeabilidade.

Jogos e instrumentos musicais com materiais alternativos

O projeto, desenvolvido por estudantes e professores do curso de Licenciatura em Música, atraiu a curiosidade do público não só pelas canções tocadas pelo grupo, mas também por conta do material utilizado para compor os instrumentos e jogos que ensinam teoria musical, construídos pelos próprios estudantes.

As flautas, chocalhos, tambores e guitarras foram feitos a partir de materiais como canos, garrafas plásticas, papelão, etc. Para o estudante Matheus Rodrigues essa é uma forma de conectar os alunos ao ensino da música, quando utilizados nas salas de aula, já que os estudantes serão futuros professores da disciplina.

“Esse trabalho auxilia na nossa didática como professores, porque ajuda o aluno a entender a teoria musical e outros aspectos da música de maneira muito mais simples”, disse Matheus.

Projeto que utiliza materiais recicláveis no ensino da música foi uma das atrações do estande da Ueap na 54ª Expofeira do Amapá

Nós do Amor

Também presente no estande da Ueap, o projeto de extensão é uma iniciativa do curso de Design, e procura trabalhar com mulheres em situação de vulnerabilidade social a técnica de costura do Macramê. A aluna Thais Lobato ensina o método para mulheres do Centro de Espirita Casa de Amor, localizado no bairro do Infraero, na Zona Norte do Amapá.

Enquanto isso, a aluna Ester Miranda desenvolveu mais um trabalho as mulheres da ação, através de um projeto fotográfico retratando todo o processo de produção e de ressignificação de suas vidas ocorridos através do aprendizado dessa técnica.

Thaís pontua que esses produtos são vendidos e toda a renda adquirida é repassada para as mulheres do centro de acolhimento, dando novas perspectivas para suas vidas.

“O Nós do Amor procura trazer um processo de cura e autoconhecimento para essas mulheres e também se apresenta como uma nova renda extra para o dia dia delas”, relatou Thaís.

Thais Lobato, Ester Miranda e as professoras orientadoras do projeto Marineide Almeida e Karol Levy

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá! 

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.

A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.

Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação