Estudantes da rede pública do Amapá visitam estande de coleta seletiva e aprendem sobre sustentabilidade na 54ª Expofeira
Iniciativa realizada no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, busca promover a educação ambiental.

O Governo do Estado promoveu uma tarde especial de estudos para alunos do 3º ano do ensino médio das Escolas Estaduais Cecilia Pinto e Raimunda Virgolino. As turmas puderam acompanhar, presencialmente, como está sendo feita a coleta seletiva de resíduos sólidos na 54ª Expofeira do Amapá.
Nos três primeiros dias da maior feira de negócios da Amazônia, mais dois mil quilos de resíduos sólidos foram recolhidos no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. Além de gerar empregos e fortalecer novas empresas, a ação conjunta faz a destinação correta de objetos que seriam levados para aterros sanitários.

Durante a visita, a CEO da Vitrum, Janaína Silva, uma das startups contratadas para realizar a coleta seletiva, explicou aos estudantes quais os tipos de resíduos que estão sendo coletados, processo de triagem, método de armazenamento e destinação dos materiais.
“É maravilhoso poder falar com esses adolescentes sobre educação ambiental, porque eles são mais abertos a novas ideias e podem ser multiplicadores de tudo que estamos falando hoje”, destacou Janaína.
A ideia de levar os estudantes para ver, de perto, o recolhimento de resíduos sólidos na Expofeira busca despertar nos jovens uma visão crítica sobre a importância da conservação do meio ambiente. A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec), que coordena a ação na Expofeira, organizou a visita dos estudantes para que pudessem acompanhar todo o processo da coleta seletiva.

“Para proporcionar uma experiência real para esses jovens que estão saindo do ensino médio, a gente mostrou como tudo acontece, desde o recolhimento dos materiais no pontos de coleta até a transformação resíduos em areia, por exemplo, como ocorre com as garrafas de vidro”, destacou Edivan Andrade, Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec).
A atividade integra a programação da 54ª Expofeira do Amapá e foi planejada para contemplar três pontos de interesse: Coleta Seletiva, Pavilhão do Aquário da Inovação e Planetário Móvel. A estrutura do roteiro foi pensada de forma a criar uma jornada coesa, com foco na aplicação prática dos conteúdos curriculares e na valorização das potencialidades locais.
A estratégia central da visita é iniciar pelo estande da coleta seletiva, onde os estudantes terão uma experiência imersiva com projetos e iniciativas de tecnologia e ciência desenvolvidas no Amapá. A proposta é mostrar como a inovação pode ser uma aliada no desenvolvimento sustentável da região, incentivando os jovens a enxergar possibilidades de atuação no ecossistema científico e tecnológico local.

Para o aluno do terceiro ano, Wellington Pereira de 17 anos, foi incrível saber como funciona o processo de reciclagem de materiais como vidro, plástico e metal.
“Eu achei esse projeto de reciclagem bastante interessante, o modo como utilizam os materiais que nós consideramos descartáveis é surpreendente e inovador. Saio daqui com uma nova visão sobre como contribuir para conservar o meio ambiente”, disse o jovem.
Ao final do roteiro, os alunos passarão ainda pelo espaço da Coleta Seletiva, onde aprenderão sobre a importância do descarte correto de resíduos, e pelo Planetário Móvel, que oferece uma experiência lúdica e educativa sobre o universo e a astronomia.
A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!