Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CELEBRANDO A DIVERSIDADE

Com apoio do Governo do Amapá, celebração dos 25 anos da Parada do Orgulho LGBTQIA+ reúne milhares de pessoas em Macapá

Marcha do Orgulho reuniu público com cortejo, DJs, drags e show nacional gratuito do cantor Caio Prado no Trapiche Santa Inês.

Por Jamylle Nogueira
04/08/2025 14h07
Programação movimentou a orla de Macapá no domingo, 3

A 25ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+ do Amapá reuniu uma multidão que coloriu a orla de Macapá no domingo, 3, e celebrou o legado de resistência, visibilidade e diversidade construído nas últimas décadas no estado. O cortejo teve início no Complexo do Araxá e finalizou no Trapiche Santa Inês, com trios elétricos, performances artísticas locais e nacionais.

A programação contou com o apoio do Governo do Amapá, que este ano foi homenageado como padrinho da Parada, em reconhecimento ao fortalecimento das políticas públicas voltadas à população LGBTQIA+ no estado. A organização não governamental GHATA foi escolhida madrinha da edição comemorativa.

Diretora-presidente da Fundação Marabaixo, Josilana Santos

Em um ato simbólico a diretora-presidente da Fundação Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Fundação Marabaixo), Josilana Santos, recebeu a faixa de padrinho e representou toda a equipe do Governo do Amapá. Durante o discurso, ela ressaltou todo compromisso institucional com a diversidade e reforçou que a responsabilidade do título de padrinho envolve toda a gestão.

"A presença do Governo do Estado nessa celebração dos 25 anos da Parada é uma afirmação de que as políticas públicas de diversidade devem estar no centro da gestão. Nosso povo, negro e diverso, é o diferencial do Amapá. A luta por equidade passa pelo reconhecimento das demandas da comunidade LGBTQIA+ em todas as secretarias e com recursos públicos garantidos", reforçou a gestora.

Padrinhos da 25ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+
Coordenador de Políticas Públicas LGBTQIA+ da Sedih, Bryan Marques

O coordenador de Políticas Públicas LGBTQIA+ da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos (Sedih), Bryan Marques, destacou que o protagonismo da comunidade tem impulsionado avanços importantes no estado.

"Esse momento é histórico porque marca um início: o Estado do Amapá, ao ser padrinho da Parada, afirma sua atuação institucional e o respeito às pautas da comunidade LGBTQIA+. É uma conquista da população LGBTQIA+ que vem dialogando e construindo políticas com coerência. Estamos apenas começando", frisou Bryan.

A programação iniciou no Complexo do Araxá com fumaça colorida nas cores da bandeira LGBTQIA+, simbolizando o início da caminhada. Durante o trajeto, a animação ficou por conta dos DJs Lobotomy, Savanna e Tokyo, além da apresentadora Lígia Mônica, primeira a comandar o trio em edições anteriores da Parada.

No palco da diversidade, montado no Trapiche Santa Inês, as performances foram conduzidas por Monique Mactan, Olivia Ponderatto e Katryelle, com discotecagem de DJ Summer Girl e apresentações de artistas locais como Samira Catuaba, Jhimmy Feiches, Mayura Justin, Bell Brandão, Elite Yoncé DBA, Pagodelas e a atração nacional do cantor Caio Prado.

"É uma honra imensa estar aqui pela primeira vez, justamente em um momento tão simbólico: os 25 anos da Parada do Orgulho LGBTQIA+. Levar minha arte a um espaço de luta, celebração e visibilidade como esse é muito mais que um show é um ato político. A diversidade precisa ocupar todos os cantos do Brasil, especialmente a Amazônia, onde resistir é ainda mais urgente e necessário. Estou profundamente grato por fazer parte dessa história", declarou Caio, que encerrou a noite exaltando a arte como ferramenta de resistência e celebrando sua estreia no palco amapaense.

Atração nacional, Caio Prado encerrou o evento no Trapiche Santa Inês
Empresário Felipe Almeida, de 29 anos

O empresário, Felipe Almeida, de 29 anos, prestigiou o evento junto aos seus amigos e celebrou a importância da Parada para a comunidade e a sociedade em geral. "É importante para a comunidade, mas também para toda a sociedade. Somos seres humanos, temos corações e queremos um mundo melhor. A visibilidade que a Parada proporciona mostra que somos pessoas felizes, que queremos amor, justiça, fraternidade e família. A festa está linda, e o mais importante é o respeito que ela promove", descreveu Almeida.

O evento teve como tema “25 anos de resistência, orgulho e visibilidade no Amapá” e foi coordenado pela Comissão Organizadora da Parada, com apoio de diversas secretarias do Governo do Estado.

Cidade da Diversidade

Antes da Marcha do Orgulho, no período de 30 julho a 3 agosto o Governo do Amapá apoiou a realização da Cidade da Diversidade, evento que integrou a programação da 25ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Macapá. Realizada em frente à Casa do Artesão, no Centro de Macapá, a ação ofereceu atendimento médico e psicológico, testagens rápidas para HIV, Sífilis e Hepatites, vacinação contra diversas doenças, além de práticas integrativas como auriculoterapia, reflexologia e aromaterapia. Também foram disponibilizados serviços de emissão de documentos e agendamento de consultas.

A programação contou ainda com a Feira da Diversidade, voltada ao fortalecimento do empreendedorismo LGBTQIA+, com exposições de moda, gastronomia, arte e autocuidado. Apresentações culturais de música, dança, poesia e performances de coletivos e artistas locais completaram as atrações.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Cultura