Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIGNIDADE

Super Fácil das Águas leva cidadania até comunidades do município de Itaubal

No período de 5 a 11 de agosto, o Governo do Amapá reafirma o compromisso com as comunidades ribeirinhas, levando ações que transformam vidas às margens dos rios.

Por Volnei Oliveira
02/08/2025 16h23
Unidade Móvel Fluvial de Cidadania percorrerá cinco polos de atendimento, beneficiando dezenas de comunidades ribeirinhas 

Após realizar mais de 6 mil atendimentos em comunidades ribeirinhas de Mazagão, o Governo do Amapá estará, entre os dias 5 e 11 de agosto, com a segunda edição do Super Fácil das Águas, no município de Itaubal. A Unidade Móvel Fluvial de Cidadania percorrerá cinco polos de atendimento, beneficiando dezenas de comunidades ribeirinhas com serviços públicos, garantia de direitos e dignidade para a população que vive em regiões de difícil acesso.

Lançado em junho, o Super Fácil das Águas já é reconhecido como uma boa prática de política pública estadual pela Secretaria de Estado de Planejamento, ao promover a interiorização dos serviços com uma abordagem integrada, planejada e respeitosa das realidades amazônicas.

Atendimentos nas áreas de cidadania e Saúde

Nesta edição, os atendimentos ocorrerão nas comunidades-polo de Foz do Macacoari, Ipixuna Grande, Jerusalém do Pau Mulato, Igarapé Novo e Uruá. Em cada uma delas, a população terá acesso gratuito a diversos atendimentos nas áreas da cidadania e saúde, entre eles: à emissão de documentos, orientações sociais, atendimentos em saúde, inclusão produtiva e apoio a políticas públicas específicas para a região.

A elaboração da missão foi precedida por uma visita da Direção Geral de Atendimento do Super Fácil, com escuta ativa das lideranças comunitárias para identificar as principais necessidades locais. A ação também contou com diálogo institucional com a Câmara de Vereadores e o prefeito do município, Jaisom Picanço, garantindo o alinhamento entre as esferas municipal e estadual.

Equipe da missão passou por uma reunião de nivelamento

No dia 1º de agosto, a equipe da missão passou por uma reunião de nivelamento, com os últimos ajustes operacionais e orientações para os servidores envolvidos. O objetivo é assegurar um atendimento humanizado, respeitoso e eficiente à população.

Esta edição traz um reforço especial ao setor primário. Serão ofertadas orientações técnicas e encaminhamentos para acesso aos programas estaduais de fortalecimento e incentivo à agricultura familiar, pesca artesanal e formalização de organizações produtivas locais.

Outra novidade desta edição é a participação da Rede Estadual das Parteiras do Amapá, que estará presente para fortalecer o cuidado tradicional com gestantes e puérperas das comunidades ribeirinhas. A atuação das parteiras representa um elo entre saberes ancestrais e a saúde pública, garantindo acolhimento, orientação e valorização das práticas tradicionais de cuidado materno-infantil.

Para a diretora-geral do Sistema Super Fácil, Renata Apóstolo, o projeto reafirma o papel da política pública como instrumento de dignidade e acesso real aos direitos.

A missão conta com o apoio de diversos órgãos estaduais, federais e municipais, garantindo a presença do Estado de forma multidisciplinar e integrada.

"O Super Fácil das Águas representa um avanço no modo como o Estado se faz presente. Ele leva cidadania, acesso a direitos e dignidade para aqueles cidadãos e cidadãs que estão geograficamente distantes, mas para os quais o Estado tem o dever de chegar. Essa é uma política pública acessível, que chega até onde o cidadão está, respeitando sua realidade, seu território e sua história."

A missão é realizada com o apoio de diversos órgãos estaduais, federais e municipais, garantindo a presença do Estado de forma multidisciplinar e integrada. São parceiros desta edição: Secretaria de Estado da Assistência Social, Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura, Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural (Rurap), Secretaria de Estado da Vigilância em Saúde, Rede Estadual das Parteiras Tradicionais, Polícia Científica do Amapá, Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), Secretaria de Estado da Comunicação, Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado da Mulher, Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Defensoria Pública da União, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar e Prefeitura Municipal de Itaubal.

Com esta nova jornada, o Governo do Amapá reafirma seu compromisso com a interiorização das políticas públicas e com a presença efetiva do Estado nas comunidades mais distantes, promovendo inclusão, respeito e oportunidades para todos.

Política pública acessível que chega até onde o cidadão estar

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!