Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BALANÇO

Mais de 170 produtos vencidos são retirados das prateleiras pelo Procon Amapá durante operação ‘Volta às Aulas’

Ação ocorreu em Macapá e Santana, fiscais identificaram itens como tinta guache, cola escolar e tinta spray vencidos.

Por Thiago Mira
02/08/2025 14h00
Fiscalização se concentrou em papelarias e importadoras de Macapá e Santana

Nesta a semana, a equipe de fiscalização do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AP) percorreu o centro comercial de Macapá e Santana, inspecionando importadoras, papelarias e livrarias em mais uma fase da operação “Volta às Aulas”. 16 estabelecimentos foram visitados. Durante a ação, foi constatada a comercialização de produtos vencidos, totalizando mais de 170 itens recolhidos.

Entre os produtos retirados de comercialização, destacam-se grandes volumes de tintas, colas escolares e tintas spray que estavam vencidos. Os estabelecimentos foram autuados e terão o prazo de 20 dias para apresentar suas defesas. Posteriormente, os processos serão enviados para a equipe jurídica do Procon, que emitirá um parecer sobre cada caso.

Nesta nova fase da operação, mais de 170 produtos vencidos foram recolhidos das prateleiras
Tintas, cola escolar e tinta spray estão entre os itens que mais foram encontrados fora do prazo de validade

A venda de produtos vencidos configura crime, segundo o Código de Defesa do Consumidor, que estabelece que produtos cujo prazo de validade tenha expirado são considerados impróprios para o consumo. Portanto, a venda ou exposição desses produtos é considerada uma prática abusiva e ilegal.

Em janeiro deste ano, o Procon já havia realizado outras fases da mesma operação. Na ocasião, 80 itens foram recolhidos pelo mesmo motivo. Além das papelarias e importadoras, escolas particulares também foram inspecionadas no início do ano.

Em janeiro de 2025 a mesma operação foi realizada pelo Procon, na ocasião, 80 itens foram recolhidos por estarem fora do prazo de validade

O diretor-presidente do Procon, Matheus Pinto, fez um alerta tanto para os consumidores quanto para as empresas, para fazerem um controle mais rigoroso dos prazos de validade.

“Produtos vencidos podem apresentar riscos à saúde dos consumidores, portanto, é importante que as empresas estejam mais atentas a essas informações. Além do fornecedor, o consumidor também precisa se preocupar em verificar se o produto adquirido está dentro do prazo de validade estipulado pelo fabricante”, conclui o presidente.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!