'Qualificar as pessoas para o acesso a emprego, renda e dignidade', evidencia governador Clécio Luís na aula inaugural de nova etapa do Emprega Amapá
São 8 cursos em diferentes áreas de atuação para qualificar gratuitamente mais mil amapaenses para o mercado de trabalho.

Na aula inaugural dos cursos do projeto “Capacitação para Empregabilidade no Amapá” nesta sexta-feira, 1º de agosto, o governador Clécio Luís evidenciou a necessidade das pessoas se qualificarem para o acesso ao mercado de trabalho nesta nova fase da economia amapaense. Ao todo, mil jovens e adultos, de 16 a 45 anos, integram a segunda fase do Programa Emprega Amapá.
“Para essas mil pessoas que vão se capacitar agora, já tem 340 vagas de emprego esperando por eles no Sine Amapá [Sistema Nacional de Emprego - Amapá]. Tem crescido muito a necessidade de pessoas qualificadas para assumir vários postos de trabalho aqui no Amapá. Então, vamos qualificar as pessoas para que elas consigam acessar essas vagas de emprego e, com esse emprego, conquistar renda e dignidade para si e para sua família”, evidenciou o governador.

A iniciativa garante o acesso a 8 cursos de qualificação: marketing digital para iniciantes, produção e gestão de eventos, designer de sobrancelhas, auxiliar administrativo, cuidador de pessoas idosas, auxiliar de farmácia e vendedor de loja.
Os participantes também participarão de palestras sobre elaboração de currículo, desenvolvimento de Soft Skills, técnicas de procura de emprego e tendências do mercado de trabalho.
É oportunidade para amapaenses como Emily Vitória Gomes, de 16 anos. Primeiro curso de capacitação da carreira, a jovem participa do programa para se formar como auxiliar de farmácia, como uma nova perspectiva de futuro.
“Eu estou aqui para aprender um pouco mais sobre essa área que tanto me interessa, porque mais lá na frente, quando eu sair da escola, já tenho uma ideia do que eu quero fazer. Para entrar no mercado de trabalho a gente tem que ter qualificação. Então é bom os jovens aproveitarem essa oportunidade porque não são todas as vezes que temos uma capacitação gratuita”, afirmou a estudante.

A capacitação é resultado da assinatura de um Termo de Fomento entre a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) e a Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (Oela) e a execução conta com recurso de emenda parlamentar do senador Lucas Barreto.
Desde 2023, a Junta Comercial do Amapá (Jucap) registrou a abertura de mais de 5 mil novas empresas no estado, que têm gerado oportunidades de trabalho e consolidando o Amapá como o estado que mais gerou empregos de carteira assinada nos últimos anos, percentualmente. Isso é resultado de políticas públicas implementadas pela gestão do Governo do Estado que considera o desenvolvimento econômico uma prioridade para garantir o desenvolvimento social do povo do Amapá.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!