Governador Clécio Luís lança campanha 'Amapá Por Todas Elas' com ações simbólicas e concretas de enfrentamento à violência contra a mulher
Programação conta com campanhas educativas e Operação Shamar com cumprimento de mandados de prisão e fiscalização de medidas protetivas em todo o Amapá.

A caravana de veículos da segurança pública e o acender das luzes lilás no Palácio do Setentrião, nesta sexta-feira, 1º de agosto, em Macapá, marcaram o lançamento oficial da Campanha “Amapá por Todas Elas”, iniciativa do Governo do Estado em referência ao Agosto Lilás. O enfrentamento da violência contra a mulher no Amapá contará com campanhas educativas e efetivas, integradas com diversos órgãos.

“Hoje a gente começa um mês intenso de combate à todo tipo de violência contra a mulher, seja física, psicológica, patrimonial e os assédios. Faremos ações simbólicas, como a iluminação do Palácio e de outros prédios públicos, mas também teremos ações pedagógicas e concretas, de prevenção e repressão a esses crimes”, afirmou o governador Clécio Luís.
Ver essa foto no Instagram

No Amapá, uma ocorrência de violência contra a mulher é registrada a cada 1 hora e 48 minutos. Para enfrentar esses índices, o Governo do Estado adotou este ano iniciativas como a instalação do Box Lilás, onde mulheres tem atendimento imediato e humanizado por meio da central do 190, e a operação Shamar, ação nacional de cumprimento de mandados de prisão e fiscalização de medidas protetivas de urgência em defesa da vida das mulheres.

“A operação intensifica as ações repressivas e preventivas e o Governo do Amapá abraçou a iniciativa para termos mais êxito em cada ação. Todos os órgãos estão envolvidos no acolhimento dessa mulher que precisa buscar apoio. Atuamos juntos para que acabe essa masculinidade que agride e machuca. A força do homem não foi feita para agredir, foi feita para abraçar e proteger”, citou a coordenadora da Operação Shamar no Amapá, delegada Marina Guimarães, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher.
Durante o evento, também foi iniciada a Caravana da Mulher, que percorrerá municípios como Oiapoque, Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio, Calçoene e Macapá com ações educativas, rodas de conversa, blitzes informativas e palestras em escolas e comunidades.

“Quando uma mulher é violentada, todas nós 'sangramos'. Reafirmamos o compromisso de construir um estado onde ser mulher não seja sinônimo de medo, de dor ou de silenciamento. Essa campanha não é apenas uma ação institucional, é um grito coletivo por aquelas que sofrem caladas. Não aceitaremos que a violência continue se escondendo atrás de muros, desculpas ou silêncios”, destacou a primeira-dama do Estado, Priscilla Flores.
Nesta sexta-feira, foi inaugurada ainda a Sala Lilás dentro do Palácio do Setentrião, como ponto de apoio a mulheres jovens e adultas, com ouvidoria da mulher, atendimento psicológico e orientações para romper o ciclo da violência. Na oportunidade, o governador anunciou que deve inaugurar ainda em agosto, na capital, a Casa da Mulher Brasileira, construída com recursos da deputada federal Aline Gurgel e do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre.
A programação conta ainda com o evento "Eles por Elas" no dia 7 de agosto, com ações pedagógicas voltadas para o público masculino, e o "Elas nas escolas", levando informações importantes para as instituições de ensino do estado.
As atividades fazem parte de um esforço integrado com foco na prevenção e repressão qualificada à violência contra a mulher, com participação ativa das forças de segurança, sistema de Justiça e órgãos da rede de proteção.
Ver essa foto no Instagram



Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!