‘Fomos recebidos bem, isso mostra o respeito’, diz liderança indígena durante reunião do Abril da Resistência em Macapá
Mitore Cristiana, de 39 anos, é liderança indígena nas comunidades de Tiriyó, Katxuyana e Txikyana.

Fazendo parte das atividades do “Abril da Resistência”, o Governo do Estado promoveu a 2ª reunião com os povos originários das regiões de Oiapoque, Pedra Branca do Amapari e Norte do Pará na quarta-feira, 16, no Museu Sacaca, em Macapá. Uma das lideranças participantes foi a Mitore Cristiana, de 39 anos, que atua também como coordenadora das mulheres indígenas nas comunidades de Tiriyo, Kaxuyana e Txikyana.
“Esse momento é muito importante para nós, onde os povos indígenas dialogam com o governador. Fomos recebidos bem, isso mostra o respeito que o Governo do Estado tem com a gente. Esse diálogo tem que permanecer constantemente, porque temos dificuldades de acesso às políticas públicas, principalmente na região do Parque das Montanhas do Tumucumaque, pela distância. E é uma boa oportunidade de tratar sobre esses e outros assuntos”, destacou a coordenadora.

O encontro, coordenado pela Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi), contou com a participação do senador Randolfe Rodrigues e os gestores estaduais com o objetivo de discutir ações para proteger e garantir direitos dos povos originários, além de fazer os alinhamentos das demandas iniciadas na edição anterior.

“Estamos reunidos para ouvir e dialogar com os caciques sobre as demandas em cada região. É um momento para fazer a retomada, ver o que avançamos e o que precisa melhorar. Esse diálogo ajuda também na aproximação do Governo do Estado com os povos originários”, pontuou a secretária dos Povos Indígenas, Sonia Jeanjacque, que falou da importância do momento que aconteceu pelo segundo ano consecutivo.
Dentre as demandas apresentadas pelos povos indígenas no “Abril da Resistência” estão a solicitação de um concurso público específico para educação indígena, reformas de escolas, melhorias dos acessos aos ramais, além das ações de saúde indígena e tratativas com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!