Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JUVENTUDE COM OPORTUNIDADES

‘Jovem Descolado’: Governo do Amapá e Sebrae reúnem mais de 300 jovens para pôr em prática habilidades profissionais da juventude

Estudantes, que vieram dos municípios de Mazagão, Santana e Macapá, puseram em ação os conhecimentos de trabalho em equipe, liderança e empatia.

Por Bianck Bastos
12/10/2025 13h01
As atividades extraclasse aconteceram no Museu Sacaca, na capital

O Governo do Amapá em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae-AP) reuniu no sábado, 12, no Museu Sacaca, mais 300 jovens que integram o projeto “Jovem Descolado” dos municípios de Mazagão, Santana e Macapá. A iniciativa impulsional o protagonismo da juventude e desenvolve diversas habilidades para o mercado de trabalho.

Desta vez a dinâmica foi diferente, isso porque os participantes tiveram atividades extraclasse ao ar livre para colocar em prática os conhecimentos aprendidos durante os cursos como inteligência socioemocional, trabalho em equipe e espírito de liderança. Uma das participantes que falou do impacto positivo do projeto em sua vida foi Vitória Ferreira, de 19 anos, que veio do município de Mazagão Novo.

Vitória Ferreira, estudante do município de Mazagão

“Em pouco tempo que faço parte do "Jovem Descolado", eu acho que já me desenvolvi bastante, principalmente as minhas características que eu mesmo não percebia, está sendo um momento de autoconhecimento completo. Também aprendemos sobre empatia e empreendedorismo. Então, participar deste momento é muito gratificante porque acabamos interagindo e conhecendo outras pessoas”, relatou a jovem.

Segundo a gestora da Secretaria de Estado da Juventude (Sejuv), Priscila Magno, nos últimos anos o projeto trouxe resultados significativos, com cerca de 40% dos jovens empregados e 20% que abriram novos negócios. Esses dados mostram o reflexo do peso da iniciativa que transforma realidades de centenas de jovens que enfrentam a desigualdade social.

Gestora da Sejuv, Priscila Magno

“Esse momento foi pensado para que esses jovens coloquem em prática tudo aquilo que eles aprenderam durante os cursos, sobre liderança, trabalho em equipe e muitas outras habilidades. Após os 3 meses de finalização dos cursos, 40% dos participantes conseguem emprego e muitos outros vão empreender. Portanto, o "Jovem Descolado" é um projeto que tem impactado de forma muito positiva na vida da juventude, que leva oportunidade e os prepara para o mercado de trabalho”, contextualizou a secretária.

O gerente de educação do Sebrae-Ap, Maikon Richardson, reforçou que ao final da capacitação os jovens passarão por um balcão de oportunidades, e que, ainda este ano, haverá um edital com incentivo por meio de um fomento para aqueles que desejam estartar um futuro negócio.

Gerente de educação do Sebrae-Ap, Maikon Richardson

“Esse é um programa criado pelo Sebrae-AP com vários eixos que desenvolve habilidades empreendedoras, mostra como é o mundo dos negócios, trabalha a parte de empregabilidade e aproxima esses jovens as empresas que estão buscando talentos. E nessa atividade eles estão trabalhando liderança, comunicação, trabalho em equipe e principalmente como resolver problemas, e é isso que o mercado quer. No final desta edição, como um incentivo, ainda vamos apresentar a eles um fomento através de edital”, explicou Richardson.

Jovem Descolado

O "Jovem Descolado AP" é um projeto de capacitação do Governo do Amapá e do Sebrae-AP que visa aumentar a empregabilidade e o empreendedorismo entre jovens de 17 a 29 anos no estado. O programa oferece uma trilha de conhecimento para preparar os jovens para o mercado de trabalho, seja na busca pelo primeiro emprego ou na abertura de negócios próprios. O projeto é gratuito e acontece em cidades como Macapá, Santana e Mazagão. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Juventude