Fé e gratidão conduzem a 91ª edição do Círio de Nazaré em Macapá
Com devoção à Rainha da Amazônia, a procissão levou às ruas de Macapá homenagens, promessas e agradecimentos a Nossa Senhora.

A manhã de domingo, 12, começou repleta de fé e devoção com a missa campal que, a partir deste ano, passou a ser celebrada às 6h, na Praça do Santuário de Fátima, no bairro Santa Rita, em Macapá, seguida da procissão da 91ª edição do Círio de Nazaré que reuniu milhares de devotos entre crianças, jovens, adultos e idosos em um percurso de agradecimento e fortes emoções pelas principais vias da capital até a Igreja Matriz de São José.
Ainda durante a celebração, os fiéis já se organizavam para o percurso, uns descalços na corda, outros caminhando ao lado com familiares e amigos, mas o sentimento em comum era o mesmo: a gratidão pelas graças alcançadas. A estudante de técnico em enfermagem, Vitória Belo, de 26 anos, participa da romaria desde os 10 anos e neste Círio veio acompanhada do irmão para agradecer pelas bênçãos recebidas em 2025.

“Todo ano eu tento vir, já é tradição na minha família. Desde os 10 anos eu acompanho o Círio e venho agradecer todas as bênçãos que recebi, pela minha saúde, pela minha família. É sempre um momento muito especial pra gente. Hoje estou aqui com meu irmão, que veio do Sul para manter essa tradição”, contou.
Para garantir a segurança e o atendimento em saúde durante todo o trajeto, o Governo do Amapá mobilizou cerca de 332 agentes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e equipes do Samu. A estrutura contou com duas ambulâncias, uma de suporte avançado e outra de suporte intensivo, além do apoio aéreo do GTA, todos preparados para situações de emergência.
“A equipe vai estar ao longo do trajeto acompanhando a pé qualquer intercorrência e, ao decorrer da procissão, vamos ter os postos físicos também, onde estarão o Corpo de Bombeiros, o Samu e outras entidades de apoio. O corpo militar do Estado está preparado para garantir segurança e socorro para quem precisar”, destacou o coordenador de enfermagem do Samu no Amapá, Aurilan Barreto.

Círio 2025
O tema desta edição foi “Maria, Mãe dos Peregrinos da Esperança”, com o lema “Que o Deus da esperança vos encha de alegria e paz”. A programação segue entre os dias 13 e 19 de outubro, com celebrações na Catedral São José e as romarias dos Jovens e das Crianças, que levam às ruas a ternura da infância e o entusiasmo da juventude.
Confira as fotos do Círio 2025
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!