Dia Nacional de Prevenção da Obesidade tem cirurgias do programa Barisus do Governo do Amapá
Procedimentos foram realizados neste sábado, 11; programa já realizou 450 bariátricas em pacientes com obesidade grave.

Neste sábado, 11, data em que se comemora o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, o Governo do Amapá reforçou o compromisso com a saúde pública ao realizar cirurgias bariátricas pelo programa Barisus. Já foram 450 procedimentos desde a criação em 2021.
A iniciativa, pioneira na Região Norte, oferece tratamento gratuito a pessoas com obesidade grave e comorbidades associadas. O trabalho é coordenado pelo Ambulatório de Obesidade e Sobrepeso para o SUS da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Segundo o cirurgião bariátrico e metabólico, Vinicius Reis, a cirurgia representa um marco importante tanto para o paciente quanto para a equipe de saúde.

“É muito significativo realizar cirurgias no Dia Mundial da Obesidade. Nós acompanhamos os pacientes por meses, seguindo todas as etapas do programa Barisus. A maioria apresenta obesidade grave e outras condições associadas, e agora eles tem a oportunidade de inicia uma nova fase, com mais saúde e perspectiva de qualidade de vida”, destacou o cirurgião.
O Barisus oferece acompanhamento multiprofissional com médicos, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas, garantindo suporte antes, durante e após o procedimento. Para o médico, o diferencial do programa está na continuidade do cuidado.
“O sucesso não depende apenas da cirurgia. O acompanhamento pós-operatório é essencial para que o paciente mantenha os resultados, mude hábitos e alcance uma vida mais saudável. O Barisus oferece esse suporte completo, com uma equipe dedicada em todas as etapas do tratamento”, destacou.

Ao falar sobre a importância da data e do programa, o cirurgião ressaltou o compromisso do Governo do Estado com o enfrentamento da obesidade.
“É um dia muito importante, simbólico, em que estamos realizando cirurgias metabólicas e bariátricas em alusão ao Dia de Combate à Obesidade. Atendemos pacientes com obesidade, hipertensão, diabetes e fígado gorduroso, todos acompanhados dentro do SUS. O Barisus é um programa muito bem conduzido pelo Governo do Amapá. É um trabalho que realmente restaura vidas”, reforçou o médico.
Com iniciativas como o Barisus, o Governo do Amapá avança no enfrentamento de um dos maiores desafios de saúde pública do país, promovendo acesso à saúde com dignidade, equidade e esperança.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!